Início » Ter razão ou estar certo

Ter razão ou estar certo

Paulo RegoPaulo Rego*
Paulo Rego

A crescente bipolarização na luta por uma nova ordem mundial faz-se no centro de um dilema racional e moral que bloqueia a paz e o desenvolvimento.

A ocidente, as democracias liberais consideram inegociáveis os direitos, liberdades e garantias. E bem! Mais questionável é a cruzada messiânica da imposição do “bem”, salvando as vítimas da falta de liberdade. A convicção dos valores – e sua prática – é totalmente legítima. Já o dogma da razão moral é lenha para a fogueira das vaidades – e conflitos.

Nos sistemas iliberais, as elites impõem o coletivismo e a obediência, diabolizando o ocidente como o inimigo que impõe o poder político e económico, em conflito quando quer; em guerra se for preciso. Pior… admitindo o axioma ocidental segundo o qual aos direitos económicos se segue a exigência das liberdades, minando por dentro autocracias e ditaduras, elas reagem à ameaça de forma musculada; usando esse argumento para controlo interno e conflito externo.

Leia também: NATO reforça apoio à Ucrânia, que mantém russos fora de Kiev

Não há aqui lugar à relativização. As liberdades económicas, sociais e políticas são o que serve o cidadão, seja ele americano ou chinês. É nisso que acredito. O que não me ilude na legitimação totalitária dos poderes ocidentais, que em nome desses valores tantas vezes os desrespeitam e manipulam. Nem confundo a defesa das liberdades com a missão de as impor ao outro. Limitar a influência estratégica do bloco oriental, com o argumento de que está do lado errado da História, não é uma questão moral – é um instrumento de poder.

A invasão da Ucrânia é inaceitável, sob qualquer ponto de vista. Tira razão ao agressor – e espaço racional para o debate. Aliás, como todas as outras guerras; umas às que o ocidente pouco liga, outras pelas quais é responsável. Mas o problema é bem mais vasto e a ameaça é global, pelo que urge encontrar uma ética relacional que reaproxime dois sistemas em choque. Nesta fase, sem que nenhum deles queira impor a sua visão do mundo. Não é preciso ceder na razão, mas estar certo é mais que isso..

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!