Editorial

Um conto de cidades gémeas

Finalmente, a fronteira é reaberta. A partir de 15 de julho, todos os visitantes que entrarem na província de Cantão através das fronteiras de Macau estão isentos da quarentena de 14 dias. Embora a isenção seja limitada a apenas nove cidades da Área da Grande…
Editorial

E líderes há?

A dívida pública mundial vai atingir em 2020 um pico histórico, ou seja, um nível ao registado no final da Segunda Guerra Mundial. Quem o diz é o FMI, mas as circunstâncias são totalmente diferentes, só a necessidade de termos decisões políticas é muito…
Editorial

Macau pode esperar

O cerco sanitário mantém Macau a salvo da pandemia, mas arrasta a economia para uma profunda crise, que ninguém verdadeiramente projeta. Com a queda do PIB em 60 por cento, o Chefe do Executivo atira a recuperação para final do ano. Tantas dúvidas… e uma certeza.
Editorial

Morte certa

“As vidas de milhares de pessoas pararam. Precisam de tudo, mas acima de tudo precisam e com urgência de paz”. Este apelo chegou, de forma serena, à redação do Plataforma pela voz de Abdul Rashid Ismail, líder da Comunidade Islâmica de Moçambique (CIMO). A…
Editorial

O relógio não para!

O relógio não para. Tik tok, tik tok. A empresa da chinesa Bytedance, liderada por um cidadão dos Estados Unidos e detentora de uma aplicação de vídeos, nascida a oriente, solicitou esta semana às norte-americanas Google e Apple para retirarem a app das plataformas em…
Editorial

O mundo está muito sombrio?

A segunda metade de 2020 já começou. A pandemia de Covid-19 continua. Desastres naturais, desastres humanos e conflitos por toda a parte. Más notícias aparecem em todos os cantos do mundo. Em Macau, os proprietários do Sin Fong Garden foram enganados pela…
CulturaEconomiaEditorial

A crise na “Indústria da Paz”

É um dos efeitos da Pandemia. Grave no imediato e com consequências imprevisíveis no médio e longo prazo. O turismo, a “Indústria da Paz”, atravessa uma crise com reflexos diretos no PIB de muitos países e nas relações de muitos povos. O desconhecimento e a…
Editorial

Guerra em Hong Kong, Macau no mundo da lua

Há guerra em Hong Kong, sem trincheiras. Presos e deprimidos, na barricada da autonomia e da agenda ocidental; e perda de face da China, na gestão do Segundo Sistema e do lugar de direito no clube de poder global. “Quem vai à guerra dá e leva”, diz o ditado popular…
Editorial

Tempos normais

“Em tempos ‘normais’, encontramos nas artérias barulhentas e congestionadas de Nairobi, a capital do Quénia, dezenas de vestes safaris de cor creme, turistas em calções e bonés, a caminho de descobrir os famosos ‘Big Five’, os animais mais…