Editorial

Cinismo serve o soft-power

O pior erro que se pode cometer, no contexto da nova ordem mundial, é confundir o cinismo útil com que se gere a paz no Estreito de Taiwan, com a demência da invasão russa na Ucrânia. Uma coisa nada tem a ver com a outra. E a narrativa do papão chinês invasor não…
Editorial

Ponte discriminatória

O PLATAFORMA marcou presença no evento “Fórum dos Think Thanks entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, realizado esta semana, sob organização do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEM e a Universidade Politécnica de…
Editorial

Pesos e medidas

As democracias ocidentais, cáusticas e moralistas quando querem, sabem bem ser benevolentes e flexíveis quando lhes dá jeito, tendo sempre em vista contas passadas e lucros futuros. Insuspeitos democratas portugueses já defendem um governo de conciliação nacional em…
Editorial

Começar do zero

Na generalidade dos meios, o sentimento é o mesmo: estrangeiros (mesmo aqueles detentores de BIR) têm cada vez mais dificuldades na progressão de carreira em Macau. Um receio que ganhou raízes com o tempo, mas que foi crescendo com a pandemia e a política de casos zero.
Editorial

Medidas arco-íris

O Chefe do Executivo anunciou esta semana o levantamento das restrições para a entrada de estrangeiros provenientes de 41 países, nos quais se inclui o Brasil. Desde março de 2020 que era proibida a entrada de estrangeiros em Macau, à exceção de canais especiais…
Editorial

Tem que haver melhor ideia

É difícil projetar a China fechada sobre si mesma. É impossível, à luz da sua História, pensar em Macau exclusivamente virada para a Grande Baía. Leia também: “Temos que aprofundar as relações com Macau, a Grande Baía e a China” A elite política em…
Editorial

Isolem os peixes

A cidade costeira de Xiamen protagonizou um momento caricato na semana passada. Imagens de peixes a serem testados à Covid-19 chocaram o mundo, dividindo ainda mais os povos na questão do vírus. Importante salientar que na China nada disto é novo: em março deu-se em…
Editorial

Abrir e fechar ao mesmo tempo

O Zhen He, ícone da globalização chinesa, chegou no século XIV à Índia, ao Mar Vermelho e a Moçambique. São pouco consensuais os lados ao gigantismo das naves chinesas, ou às tecnologia militar e de navegação na altura. Mas é muito claro que o almirante…
Editorial

Macau assim não

Volto passadas três semanas em Portugal, onde a pandemia de Covid-19 já tem (muito) pouco impacto no dia a dia. Aliás, na Europa, esse é o sentimento que prolifera. À medida que começamos a ir mais para oriente, em Taipé, relembramo-nos do pesadelo que o vírus ainda…
Editorial

A China como ela é

A pandemia deu à China o contexto – e pretexto – de acelerar a transição de Macau para uma cultura política cada vez mais nacionalista. A interpretação à letra da Lei de Segurança Nacional implica perda de direitos, liberdades e garantias. Aconteceu no…