Editorial

Turismo com prioridades

O Ano Novo Chinês era o primeiro grande teste para o turismo de Macau desde a abolição da política de casos zero. O excesso de otimismo de uns contra-balançava com o receio de outros, que olhavam para a evolução da Covid-19 no Continente e recusavam vereditos.
Editorial

O maior escândalo da modernidade

Não surpreende; apenas confirma uma tendência que vem de longe – nem por isso menos chocante. Segundo dados divulgados esta semana no Fórum Davos pela agência não-governamental Oxfam, na última década, 1 por cento da população mundial acumulou cerca de 50…
Editorial

Sustentabilidade económica

Em três anos de dificuldades acrescidas, foram poucas as oportunidades que nasceram da pandemia. Intensificou-se a comercialização de produtos online, plataformas de entrega ganharam dimensão e preponderância no mercado e muitos dos jovens recém-graduados que não…
Editorial

A terceira vida do Chefe

Entrou com impacto, rede política nacionalista e uma energia de comando que foi uma lufada de ar fresco. Mas a Covid-19 tudo levou… Três anos depois, Ho Iat Seng abandona a política de casos zero sem a aura de empreendedorismo, visão estratégica e capacidade…
Editorial

Otimismo e caldos de pandemia

Este início de ano é marcado pelo otimismo. Talvez até de forma contraditória, numa altura em que a Covid-19 varre a cidade, de alto a baixo, espalhando febre e dores de corpo. A verdade é que é precisamente essa condição, pandémica, que suporta o sorriso…
Editorial

Boas entradas

Entramos em 2023 com uma certeza: a política dinâmica de zero casos não vem connosco. Tanto na China como nas regiões administrativas especiais, o isolamento atrasou o progresso e a construção de pontes com o exterior – algo que a China necessita para…
Editorial

O novo tempo começa agora

A decisão, repentina, de inverter a política de Covid-zero, era a única que a China poderia ter tomado, face às circunstâncias económicas, sociais e políticas que assolam o país. O vírus não mudou, nem fugiu… O que mudou foi a visão política, que agora…
Editorial

Recuperar Macau

Um dia depois do Continente anunciar novas medidas de combate epidémico, Macau seguiu o exemplo. O volte-face é grande: baixa-se a guarda e deixa-se o vírus propagar. Algumas medidas são mantidas, para que os serviços de saúde sejam capazes de lidar com o número de…
Editorial

Ter ou não ter arte para tudo ser diferente

É muito difícil contabilizar tudo aquilo que a China perdeu nos últimos três anos. Mas foi muito, do ponto de vista económico, social e político; para além do recuo na sua afirmação internacional. Mais fácil é hoje perceber que, no curto prazo, a única coisa…
Editorial

Protecionismo cego

Proteger o mercado de trabalho local terá de ser sempre uma prioridade. Mas há outras… que em Macau não caminham em paralelo. O contexto pandémico certamente não ajuda, mas não serve de justificação para rejeitar a ideia de que trabalhadores e empresas de fora…