Opinião

As surpresas do Brasil

Ao contrário do que se pensava, a proibição de operações policiais nas favelas do Brasil não aumentou o crime violento no Rio de Janeiro. Analisando os dados disponíveis até se pode afirmar que houve um decréscimo da criminalidade. A análise consta no estudo…
BrasilOpinião

Está tudo bem, é apenas uma multa

O ministro da Cidadania do Brasil aceitou pagar uma multa para que não tenha de responder na Justiça pelo facto de ter recebido indevidamente dinheiro, 300 mil reais, durante duas campanhas eleitorais. Em 2017 o então deputado federal da chamada “bancada da bala”…
Opinião

Não é a boca grande que come, é a vontade

Ninguém duvida da riqueza e variedade da gastronomia portuguesa actual, mas já pensaram como seria na Idade Média? Bem, os pobres contentavam-se com o cristão pão e vinho, os ricos dispunham de fartura pagã, quiçá entediante devido aos temperos se resumirem a…
Opinião

Mulher e africana

Longe vão os dias de Nzinga Mbande, Deolinda Rodrigues ou Belita Palma referências históricas, a primeira a nossa rainha intrépida, a segunda a combatente que lutava por um ideal e Belita que nos emocionava com a sua voz. Mulheres de força e que marcaram o imaginário…
Opinião

Julho da Mulher Africana

Celebramos hoje, a 31 de julho, o Dia da Mulher Africana, consagrado pela Conferência das Mulheres Africanas em Dar Es Salaam em 1962, ainda antes da libertação das colónias africanas sob domínio português, mas já no fervilhar das suas reivindicações pela…
Opinião

Dia da Mulher Africana

Mais uma data, mais um dia instituído para recordarmos o que vai mal na sociedade onde estamos inseridos, qualquer que seja a zona do mundo. Quando há 58 anos atrás, no dia 31 de Julho de 1962, em Dar-es-Salam, Tanzânia, na Conferência das Mulheres Africanas…
Opinião

O discurso por uma nova Guerra Fria

No passado dia 23 de julho assistimos a um discurso altamente anti-China por parte do secretário de estado norte-americano, Mike Pompeo. Ironicamente, o local escolhido foi a terra natal de Nixon, uma decisão lamentável tendo em conta que a Biblioteca e Museu Richard…
Opinião

A África do Sul deve entrar em Moçambique?

Uma unidade de intervenção rápida das forças armadas da África do Sul está a treinar um grupo de comandos para ir a Cabo Delgado, Moçambique, tentar acabar com os ataques terroristas que assolam a região. A ideia não é nova: um grupo de mercenários russos já…
ChinaOpinião

Areia arrastada pela corrente

secretário de estado americano, Mike Pompeo, fez um discurso a atacar a China na terra natal de Nixon, na Califórnia, intitulado a “Nova Cortina de Ferro”, no passado dia 23.  Pompeo declarou que “a política de Nixon de envolvimento com a China falhou”…
Opinião

Em nome da memória: primeiro aniversário do ataque de Yuen Long

O primeiro aniversário do ataque à estação de metro Yuen Long é celebrado debaixo da controvérsia causada pela Lei de Segurança Nacional e da chegada da terceira onda de Covid-19. O dia 21 de julho de 2019 (a data do ataque à estação de metro de Hong Kong)…