Início » O contrário do que desejavam

O contrário do que desejavam

Dinis Chan*

A situação epidémica de Macau continua a produzir os seus efeitos. Vários edifícios e zonas da cidade sofrem agora restrições de diversos graus, incluindo isolamento com supervisão médica. O bloco 3 do edifício The Bayview, localizado na zona da Areia Preta, foi também isolado após vários infetados serem diagnosticados, mas não faz parte da zona de código amarelo ou vermelho.

Leia mais sobre o assunto em: Covid-19: Autoridades de Macau admitem cancelar zonas de isolamento

Quase imediatamente após a notícia, vários internautas especularam o motivo, e muitos acreditam que se deve ao facto de lá viverem diretores de entidades públicas ou parentes dos mesmos. O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus veio logo clarificar estes rumores durante uma conferência de imprensa, explicando porque é que o edifício não foi considerado uma zona de alto risco.

Quando pensávamos que o incidente tinha chegado ao fim, alguns dias depois, a polícia deteve o responsável pela partilha da informação falsa e transferiu-o para o Ministério Público, para ser investigado sob suspeita de difamação, publicidade e calúnia. A notícia criou grande inquietação e até críticas entre o público, que sublinha que a prioridade das autoridades deve ser o combate à pandemia e não processos criminais.

O interesse legal do crime acima descrito diz respeito à reputação de um terceiro ou entidade pública e deve, por isso, ser averiguado se não passa de um rumor, ou se foi um ataque deliberado à reputação da autoridade em causa. De uma perspetiva de filosofia criminal, devemos primeiramente guiar a população através da educação, os processos criminais devem ser o último recurso. Não devem ser iniciadas investigações de forma arbitrária que possam criar antipatia entre a população.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA