Início » Portugal perdeu 10 mil bombeiros voluntários desde 2004

Portugal perdeu 10 mil bombeiros voluntários desde 2004

Numa altura em que se prepara o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais é nas zonas de maior perigo onde mais faltam meios humanos. Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, defende que deveriam existir mais e melhores incentivos para quem optasse por este voluntariado.

Lucas Moreira veste a farda dos Bombeiros Voluntários da Batalha desde 2018. A corporação é um caso raro no Distrito de Leiria: aumentou o número de voluntários nos últimos anos, em contraciclo com a realidade da maioria dos quartéis da região e do país. São agora 106 os que integram o corpo ativo, muitos deles na faixa etária de Lucas, 24 anos, que acumula o voluntariado com o curso de Terapeuta Ocupacional na Escola Superior de Saúde de Leiria.

No final de 2017, o avô (que fora bombeiro na mesma corporação onde agora o neto o enche de orgulho) sentiu-se mal. “Quando vi a forma como os bombeiros socorreram o meu avô, deu-se o clique: era assim que eu queria ajudar as pessoas também”, conta ao DN. Foi ao quartel e pediu uma ficha de inscrição. “É uma questão de cidadania, também. De não me sentir impotente se acontecer alguma coisa. E de estar mais preparado, uma vez que nós recebemos muita formação”, afirma.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!