10 anos de Plataforma

por Gonçalo Lopes
Guilherme Rego*

O PLATAFORMA comemora esta semana 10 anos de serviço público. É com grande sentido de responsabilidade que a nossa equipa trabalha, diariamente, para informar sobre Macau, China e Países de Língua Portuguesa, em três línguas. A marca, criada em 2014 pelo nosso diretor-geral, Paulo Rego, sempre teve como objetivo ligar culturas, sociedades políticas e económicas distintas, que em muito discordam, mas que percebem a importância de construir um futuro comum. É um desafio que só se propõe com uma equipa multicultural, trilingue, com capacidade para perceber as diferenças, e sensibilizar o público geral para as mesmas. O grande objetivo passa por garantir a presença física em todos os países e regiões de língua portuguesa e chinesa; informar sobre o desenvolvimento das relações, mas também reportar sobre temas locais, com igual relevância para os nossos leitores. Atualmente, temos redações em Macau e Portugal. Já tivemos no Brasil, mas a pandemia obrigou-nos a repensar latitudes. Macau, onde temos a sede, esteve três anos fechada ao mundo. Entre 2020 e 2023, a ameaça do Covid-19 não permitiu planeamento a médio-longo prazo, sendo necessária uma enorme flexibilidade até no curto. Hoje, felizmente, a pandemia já não dita o nosso comportamento, e pudemos finalmente dar dois passos em frente. Em menos de um ano mudámos de website, trouxemos newsletter diárias, lançámos ciclos de debates sino-lusófonos (Plataforma Talks) e duplicámos as parcerias media, estendo-as agora também ao sudeste asiático. Por outro lado, demos especial atenção ao fomento da comunicação entre as redações chinesa e portuguesa, para que o acesso à informação seja cada vez mais amplo, plural e compreensivo. Estas e muitas outras mudanças partem da nossa irrequietude coletiva, de querer sempre fazer mais e melhor, sem nunca colocar em causa a qualidade dos serviços já existentes. Mas a dimensão que temos hoje também só é possível pela consciência no universo media de que a cooperação entre marcas nos permite chegar mais longe.

Em nome do PLATAFORMA, quero agradecer a todos: aos nossos parceiros comerciais, os de longa data e os mais recentes, porque sem eles não teríamos a mesma força. Muitos fizeram questão de nos parabenizar nesta edição especial e, também por isso, merecem o nosso apreço. À nossa equipa, que acreditou no projeto, e sob condições longe das ideais permitiu-nos todas estas conquistas. E, finalmente, aos nossos leitores, com um papel cada vez mais preponderante no nosso rumo.
Não quero deixar de dar os parabéns a dois dos nossos parceiros media que também celebram os seus aniversários este mês. À TDM, que fez esta semana 40 anos, e à Macau Business, que para a próxima semana cumpre duas décadas de serviço. Esperamos celebrar muitos mais em conjunto.

PLATAFORMA TALKS VOLTA A 27 DE MAIO

Aproveito para anunciar 4 debates nos dias 27, 28, 29 e 30 de maio, na Fundação Rui Cunha. No âmbito do Plataforma Talks, convidamos representantes do setores financeiro, universitário, Direito, e diplomacia para debater sobre a internacionalização de Macau e a sua ramificação para as relações sino-lusófonas (mais informações na última página). Um especial agradecimento à Fundação Rui Cunha, que nos concede o espaço, e possibilita a visualização de todos através das suas redes sociais, em tempo real e em diferido.

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!