Início » A situação no leste da Ásia é instável

A situação no leste da Ásia é instável

Johnson Chao*

Recentemente, a situação na Ásia tornou-se cada vez mais tensa.

China e Índia sofreram as baixas mais sérias na fronteira, conflito militar, desde a guerra de fronteira sino-indiana de 1962. Os Indianos dizem que 20 soldados morreram, enquanto o lado chinês ainda não anunciou os números das vítimas. O exército chinês apenas disse que o surto das forças armadas chinesas e indianas foi feroz. Conflitos físicos causaram baixas. Este ano é o 70º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Índia. Nesse importante ano, geralmente o funcionário chinês realizava atividades, marcando essa relação de amizade entre as pessoas de dois países. Mas agora, existem apenas as notícias sobre o conflito entre dois países.

Alguns dias depois, a situação na península coreana também mudou. A Coreia do Norte destruiu repentinamente o Escritório de Ligação Inter-Coreano, no Parque Industrial Kaesong. A Coréia do Norte alegou que os “desertores norte-coreanos” da Coréia do Sul espalharam o folheto da propaganda anti-RPDC. A mídia sul-coreana informou que a Coréia do Norte reinstalou os alto-falantes na Coréia do Sul, e a Coréia do Sul também pode reinstalar as instalações correspondentes. Espera-se que ambos os lados lancem propaganda psicológica. Alguns analistas acreditam que as várias ações da Coréia do Norte estão relacionadas à irmã de Kim Jong-un, Kim Yu-jung, que está construir uma imagem forte e a consolidar o seu poder na Coréia do Norte sem nenhum posto militar.

Além disso, o Japão aprovou recentemente um projeto de lei para alterar o nome das Ilhas Senkaku. O Ministério das Relações Exteriores da China expressou sua firme oposição e fez representações solenes ao Japão. A China Marine enviou uma frota de navios para cruzar as águas territoriais das Ilhas Diaoyu (nome japonês: Ilhas Senkaku). China e Japão sempre tiveram disputas de soberania sobre as Ilhas Diaoyu. Em 2012, várias rodadas de manifestações anti-japonesas eclodiram em muitas cidades da China e as empresas japonesas estavam sendo demolidas.

É a metade do ano de 2020. O mundo ainda está lutar contra a pandemia de Covid-19. O mundo pode ou pode permitir que o “cisne negro” aconteça novamente?

* Editor chinês do Plataforma

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!