Início » Dar o apoio adequado às empresas

Dar o apoio adequado às empresas

Lo Choi In, Aliança de Sustento e Economia de Macau

A recuperação económica desigual do mercado é um problema real. Embora o Governo tenha lançado várias campanhas promocionais na esperança de desviar turistas para as áreas residenciais, o ambiente empresarial não melhorou, devido às infraestruturas de transporte existentes. Continua a ser difícil atrair um grande número de turistas para as zonas residenciais, e o tempo da sua estadia não aumentou, portanto, a situação não é tão satisfatória como deveria ser. Arrendatários nas zonas residenciais dizem que depois das atividades de promoção terminarem, o seu volume de negócios simplesmente volta ao “normal”. Por outro lado, são confrontados com aumentos de renda por consequência dessas mesmas campanhas promocionais.

As estatísticas mostram que a recuperação económica no último ano beneficiou principalmente a indústria do jogo e do turismo, enquanto muitas outras indústrias e comunidades não receberam benefícios. A queda dos salários e no poder de consumo tem um impacto direto em todos os setores locais. Muitas empresas locais estão sofrer múltiplos golpes em simultâneo, tais como perda de consumo, inflação de preços e quebra nas cadeias de capital.

Segundo dados da Direcção de Estatísticas e Censos (DSEC), no período entre janeiro e novembro do ano passado, o valor das exportações totais de Macau diminuiu 3,5 por cento em relação ao ano anterior, com a exportação de produtos locais a cair quase 24 por cento. Em termos financeiros, a tendência de aumento do volume de depósitos e empréstimos reflete uma sociedade cada vez mais conservadora em termos de consumo diário, investimento e desejo de entrar no mercado. A acentuada queda no volume de transações no mercado imobiliário também demonstra que os residentes ou as pequenas empresas não conseguem lidar com o pagamentos dos empréstimos e estão a lutar para se manter à tona. Até outubro do ano passado, o crédito malparado para empréstimos hipotecários residenciais e empréstimos para propriedades comerciais estava a crescer.

O Governo introduziu o “Plano de Bonificação de Juros de Créditos Bancários” em 2022, no sentido de atenuar o impacto da epidemia em vários setores e indústrias. Esse plano, juntamente com a política de “pagamento de juros apenas com suspensão da amortização do respetivo capital”, realmente ajudou as empresas a resolverem os seus problemas mais urgentes. Contudo, essas medidas terminaram em julho do ano passado. Espera-se que o Governo considere a sua reativação, ou que crie um fundo de garantia de risco, para ajudar as empresas e negócios a enfrentar a pressão nas suas cadeias de capital, dificuldades de financiamento e reembolso de empréstimos. Pode até participar na modernização e reestruturação das empresas que precisarem desse auxílio.

O Governo pode ter como referência as regiões vizinhas, distribuindo cartões de consumo com base no número de dias de estadia dos turistas, cobrindo vários aspetos como turismo, refeições, compras e atividades culturais. Dessa forma incentiva a permanência dos turistas e atrai mais turistas internacionais para Macau, o que beneficia vários setores.
Espero também que o Governo intensifique os seus esforços para apoiar o desenvolvimento do comércio eletrónico transfronteiriço local. É necessário introduzir incentivos para que as empresas locais se integrem nas plataformas de comércio eletrónico, expandindo a sua operação para mercados externos.

Aliança de Sustento e Economia de Macau

Tags: Lo Choi In

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!