Eleitos

Arrendamento comercial – os tubarões e o peixe miúdo

A situação que os empresários do comércio, dos serviços, da restauração, estão a enfrentar atualmente é de uma gravidade que não pode ser ignorada. A realidade dos pequenos e microempresários é de quebras na faturação que têm sido brutais – e não são um…
Eleitos

O ataque ao património edificado das cidades em tempo de pandemia

A relação entre a preservação do património edificado e paisagístico com os rumos desenvolvimentistas é, desde sempre, carregada de tensão e de conflito. Nos últimos anos, fruto de um crescimento assente quase exclusivamente no turismo, o setor imobiliário…
Eleitos

A diferença entre o concerto e o palco

O estado da arte é, por definição, “o nível mais avançado de conhecimento ou de desenvolvimento de determinada área em determinado momento”. Se os últimos meses têm posto a descoberto muitas coisas sobre as quais tínhamos impressões, ou das quais…
Eleitos

Moçambique, cooperar é preciso

Conforme amplamente noticiado na última semana, o governo de Portugal, para além da cooperação em matéria de defesa já existente com o governo de Moçambique, manifestou-se disponível para colaborar na busca de uma solução para conter a onda de atentados ao norte…
Eleitos

“Contra a nossa vontade” - O sinuoso caminho da igualdade

Em 2015, sentiu-se a necessidade de criar na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável um objetivo centrado na Igualdade de género. As metas deste objetivo passam, por exemplo, por acabar com todas as formas de discriminação e violência contra todas as mulheres e…
Eleitos

Garantir condições de higiene, saúde e segurança a quem trabalha

Nos últimos tempos têm sido muitos os aplausos e o reconhecimento a trabalhadores que garantem serviços e bens fundamentais para o país – trabalhadores que o fazem todos os dias e que todos os dias correm riscos no cumprimento das suas funções, mesmo antes do surto…
Eleitos

Seremos capazes de viver sem cultura?

A produção e fruição da cultura como condição humana remonta aos primórdios da civilização. Resultou sempre de um determinado nível de desenvolvimento, supridas as necessidades básicas como a alimentação, abrigo e defesa, a possibilidade de, numa sociedade, um…
Eleitos

Cooperação europeia contra o terrorismo em África

A luta contra o terrorismo e a prevenção do extremismo violento têm sido prioridades da União Europeia ao longo do último ano, em consonância com a Estratégia Mundial contra o Terrorismo e o Plano de Ação para Prevenir o Extremismo Violento das Nações Unidas. A…
Eleitos

Guiné-Bissau, e agora?

A Guiné-Bissau atravessa, neste momento de incertezas provocadas pela pandemia que abalou o mundo, mais uma crise política desencadeada na sequência dos resultados eleitorais das eleições presidenciais de 29 de dezembro de 2019. A crise agravou-se depois do candidato…