Cidades Criativas juntam-se à Festa de Gastronomia

Macau acolhe a “Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau” entre 14 e 23 de junho. A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) convida residentes e turistas a provar e aprender a cozinhar pratos típicos de todo o mundo, com espetáculos de música e dança à mistura. Com uma dimensão sem precedentes, durante dez dias, a Doca dos Pescadores transforma-se numa experiência culinária única, com 100 bancas e demonstrações gastronómicas diárias, em representação de cidades de todo o mundo.

por Melissa Zerda Gomes
Plataforma - Studio

Legend Boulevard, na Doca dos Pescadores

Nunca estiveram representadas em Macau tantas Cidades Criativas de Gastronomia como vão estar entre 14 e 23 de junho, na Doca dos Pescadores. A DST convida representantes de cidades dos quatro cantos do mundo a participarem na “Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau”, para partilharem com residentes e turistas o melhor que as suas gastronomias têm para oferecer.

De acordo com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da DST, este festival gastronómico é uma oportunidade para reforçar a plataforma de intercâmbio entre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN, na sigla inglesa). Por outro lado, a Direcção dos Serviços de Turismo pretende utilizar a “linguagem universal”, que é a gastronomia, para fortalecer a “ligação de Macau ao mundo”.

A primeira edição da Festa terá um pouco de tudo, contando com três grandes destaques: Avenida de Gastronomia Internacional, Demonstrações de Cidades de Gastronomia, e o Fórum Internacional de Gastronomia – abordaremos este último na próxima semana.

Praça do Coliseu Romano, na Doca dos Pescadores

Avenida de Gastronomia Internacional

São cerca de 100 bancas gastronómicas que, durante dez dias, farão parte da Praça do Coliseu Romano e no Legend Boulevard, na Doca dos Pescadores. O foco da Avenida de Gastronomia Internacional será a comida asiática, com representantes de seis Cidades Criativas de Gastronomia da China (Chengdu, Shunde, Yangzhou, Huai’an, Chaozhou e Macau) e três da Ásia (da Tailândia vem Phuket, da Malásia Kuching e das Filipinas Iloilo), oferecendo aos visitantes experiências típicas e tradicionais destes destinos.

Aproveitando o facto de Macau ser considerada uma cidade internacional da gastronomia, dezenas de bancas serão ocupadas por restaurantes locais, com comida cantonense, portuguesa, taiwanesa, japonesa, coreana e do sudeste asiático. Para que o público disfrute de tudo a que tem direito com conforto, serão disponibilizados 700 lugares para refeições no local.

A Avenida de Gastronomia Internacional não fica por aqui. Para se acompanhar a festa gastronómica haverá uma zona dedicada a jogos e um bar junto ao rio. A comida sabe sempre melhor com música e dança; por isso haverá muita, incluindo folclore português.

Edição do ano passado das Demonstrações de Cidades de Gastronomia, no Venetian Macao

Demonstrações de Cidades de Gastronomia

O palco principal do Legend Boulevard vai pertencer às Demonstrações de Cidades de Gastronomia. Chefes oriundos de várias Cidades Criativas de Gastronomia, vindos de todo o mundo, estarão durante os dez dias a fazer demonstrações culinárias. Serão partilhadas técnicas e conhecimentos que depois se pode experimentar em casa. No final, poderá inclusive participar em sessões de provas, para não ficar apenas pela teoria.

Informações adicionais:

Transporte gratuito

Haverá três carreiras de autocarros gratuitos, entre as 15h30 e as 22h30. Circularão entre as Portas do Cerco, Rua do Dr. Pedro José Lobo, e Parque Central da Taipa, as seis companhias de turismo e lazer integrado – MGM Cotai, Grand Lisboa Palace Resort Macau, Studio City, Galaxy Macau, Wynn Macau e Venetian Macao – e o local do evento, para facilitar a deslocação dos residentes e visitantes ao local.

Atuações constantes

O programa das atuações ainda não foi divulgado, mas já se percebe que o ambiente de festa será constante. As atuações culturais serão diárias, das 18h00 às 21h30, durante a semana; e das 16h00 às 21h30, nos fins de semana. O bar na marina terá espetáculos todos os dias, das 18h00 às 21h45. A DST também organizou um programa interativo ao longo da Avenida de Gastronomia Internacional, entre as 16h30 e 17h30, e das 19h às 20h, durante a semana; com um horário alargado ao fim de semana: 15h30 às 16h30, 17h00 às 18h00, 18h30 às 19h30 e das 20h00 às 21h00 (horários sujeitos a alteração).

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!