Início » Importância da reparação e manutenção de Pontes em Macau

Importância da reparação e manutenção de Pontes em Macau

Che Sai Wang, Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (atfpm)

Recentemente, a Ponte Lixinsha, no Distrito de Nansha, em Guangzhou, colapsou depois de uma embarcação ter embatido contra um dos seus pilares. O acidente resultou não só em cinco mortes e três feridos, mas também chamou a atenção para a manutenção e gestão das infraestruturas atuais e do sistema de alerta existente. O acidente expôs as principais lacunas na gestão e controlo da ponte, e deveria motivar o Governo da RAEM e os departamentos relevantes a realizar manutenções regulares destas estruturas de grande escala, de modo a salvaguardar a segurança das instalações e do público.

Para manter a segurança estrutural e a boa capacidade de serviço das pontes, além de realizar obras de manutenção abrangentes e em grande escala a cada dez anos, a Direcção dos Serviços de Solos e Construção Urbana adota um sistema de monitorização de saúde estrutural das pontes para monitorização diária em tempo real. As autoridades também realizam obras de manutenção localizadas de forma oportuna, segundo a utilização das pontes, como repavimentação da superfície da estrada, reparação do corpo da ponte e implementação de obras de proteção para os pilares e parapeitos sob as pontes, etc., para prolongar a sua vida útil.

As três pontes não são apenas as “artérias” terrestres que ligam a Península de Macau à Taipa e a Coloane, pois o rápido crescimento económico e o aumento do número de veículos pressiona ainda mais as pontes. Embora a probabilidade de a colisão de uma embarcação seja “extremamente pequena”, as consequências se tal acontecesse seriam inimagináveis. Portanto, além de reforçar a supervisão e gestão diária das pontes através do uso de tecnologia inovadora e outras técnicas de Big Data, o Governo precisa de fortalecer a manutenção e monitorização dos dispositivos anti-colisão nos suportes da ponte. Ao mesmo tempo, também é necessário reforçar a monitorização em tempo real das embarcações que viajam nas proximidades das nossas pontes e formular planos de emergência para garantir que o trabalho de reparação das pontes e de resgate possam ser realizados logo após a ocorrência de um acidente.

O acidente na Ponte Lixinsha, em Guangzhou, é um lembrete de que devemos prestar atenção adequada à manutenção da segurança das pontes e outras infraestruturas de transporte importantes. Através da manutenção contínua, inovação tecnológica, melhoria da consciencialização pública e capacidade de resposta a emergências, podemos garantir a operação segura de veículos, proteger as vidas e propriedades do público. Melhorar os planos de contingência e aumentar a capacidade e eficiência de resposta a emergências garantirá que as equipas de resgate possam ser organizadas rapidamente e de forma eficaz para evitar a perda de vida e reduzir danos económicos em caso de incidentes semelhantes.

Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!