O objetivo do programa é financiar propostas empresariais inovadoras de residentes de Macau interessados em criar empresas na Rua das Estalagens – reanimando assim a economia do bairro e ajudando a revitalizar a rua histórica.
O projeto recebeu 128 candidaturas, 120 das quais satisfaziam os requisitos de elegibilidade, abrangendo categorias como a restauração, o take-away, o comércio a retalho, as indústrias culturais e criativas e as artes do espetáculo. O programa envolve a comunicação com o governo, a comunidade empresarial e as ONG.
Um grupo de juízes efetuou três rondas de avaliações rigorosas ao longo de quatro dias. O processo de seleção teve em conta fatores como a inovação, a viabilidade, a singularidade, a atratividade e a sustentabilidade dos modelos de negócio. Foram então selecionados sete planos de negócio para receberem subsídios da Sands China, em apoio à estratégia de revitalização do governo da RAEM.
O Vice-Presidente Executivo da Sands China Ltd. Dr. Wilfred Wong afirmou: “Recebemos uma resposta e um apoio esmagador de todos os quadrantes após o anúncio do projeto. Juízes de várias profissões selecionaram cuidadosamente sete projetos excecionais para estabelecerem os seus negócios na Rua das Estalagens. Esperamos que este grupo de aspirantes e criativos locais utilize a energia e o entusiasmo da juventude para trazer uma nova atmosfera ao bairro. Este projeto pertence ao povo de Macau e reúne o poder do governo, das empresas e da comunidade, e traz esperança para o futuro. Cada passo que damos é responsável pela importante missão de revitalizar o bairro antigo. Com convicções e objetivos comuns, combinados com ações práticas, estamos a trabalhar em conjunto para reativar a vitalidade da Rua das Estalagens e mobilizar a energia económica do bairro em prol do desenvolvimento sustentável.”
O Presidente em exercício do Instituto Cultural da RAE de Macau (IC), Cheang Kai Meng disse: “Com o lançamento do Programa de Recrutamento de Empreendedores para a Rua das Estalagens, a Sands China tem feito grandes esforços para mostrar a singularidade da rua histórica e, ao mesmo tempo, atrair os residentes de Macau para iniciarem os seus negócios numa tentativa de rejuvenescer o bairro. O programa é um testemunho do empenho da empresa em revitalizar a zona antiga de Macau e em impulsionar a diversificação económica da cidade – em linha com a estratégia de desenvolvimento do governo da RAEM. O programa também reflete verdadeiramente a dedicação da Sands China em abordar a situação real da rua, promovendo a cooperação entre todos os sectores da sociedade, na qual também podemos ver o potencial ilimitado de Macau e das suas próprias indústrias. O Instituto Cultural continuará a envidar esforços para melhorar as condições ambientais, otimizando as instalações de apoio nos bairros que precisam de ser revitalizados – com o objetivo de criar um futuro diversificado e sustentável.”
Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio de Macau, Fred Ma Chi Ngai declarou: “O Programa de Recrutamento de Empreendedores para a Rua das Estalagens tem como objetivo incentivar as pequenas e médias empresas (PME) de Macau a estabelecerem-se na Rua das Estalagens. Para além de proporcionar uma plataforma para empresários inovadores, a iniciativa ajuda a revitalizar a zona histórica de Macau. O programa não só melhora as capacidades empresariais dos participantes como também aumenta a sua visibilidade. Ao longo deste processo, a Sands China colabora ativamente com os organismos governamentais, as empresas e outras partes interessadas para reunir recursos e, ao mesmo tempo, prestar um apoio abrangente e profissional às equipas empresariais que optam por se instalar aqui. A empresa está empenhada em combinar investimentos com esforços de revitalização da comunidade, contribuindo efetivamente para a revitalização da comunidade, o crescimento económico e o apoio às PME”.
Os vencedores do Programa de Recrutamento de Empreendedores para a Rua das Estalagens são:
- Café Fantart: Um café criativo local especializado em pastéis de massa folhada e vários produtos de pastelaria, juntamente com pratos principais. A equipa fundadora espera fazer um avanço inovador na cultura de pastéis de nata enraizada em Hong Kong e Macau.
- Little Port: Uma loja de retalho de especialidades e lembranças portuguesas com a ambição de estabelecer uma marca de especialidades portuguesas com impacto e transformar a estrutura do mercado tradicional de lembranças.
- OLÁLÁ: Uma loja de snacks takeaway macaense que procura estabelecer uma marca inovadora e icónica de refeições ligeiras macaenses. Combinando ingredientes chineses e ocidentais para fazer Pastéis de Bacalhau e produzindo com sucesso vários produtos de assinatura, os turistas podem aprender sobre a cultura macaense.
- Catfee Macau: Uma loja de souvenirs para animais de estimação com o tema dos gatos e Macau que combina o conceito de caridade de resgatar gatos vadios com uma exposição artística, oferecendo uma experiência especial de café e promovendo a mentalidade “adopte, não compre”. Os clientes podem também desfrutar da vista da Rua das Estalagens a partir do terraço, proporcionando uma experiência gastronómica única.
- Travessa Gelato: Introduzindo uma nova gelataria italiana na rua, os membros da sua equipa estudaram gelataria em Itália e obtiveram certificações, e trazem combinações frescas de sabores para surpreender e satisfazer os clientes.
- PanPan: O nome vem da palavra portuguesa “pão”. Uma padaria que apresenta uma fusão de técnicas clássicas de panificação japonesas e francesas através de uma série de produtos de panificação de massa fermentada de alta qualidade, o fundador é acreditado pelo Le Cordon Bleu.
- Voyage Thai Kitchen: Fundado em 2013, o Voyage Thai Kitchen tornou-se numa das marcas de destaque de Macau. O restaurante tailandês vai desenvolver um serviço de catering especializado baseado em preços mais acessíveis e adotar alguns elementos nostálgicos, oferecendo um espaço de catering que integra lazer, música, cultura local e sessões de partilha, tudo sob o mesmo teto.
A Sands China introduziu o seu programa pioneiro de F.I.T. em 2017, que oferece apoio financeiro, correspondência de convites e formação e desenvolvimento a fornecedores locais de PME, direcionado para três tipos de empresas locais: pequenos e micro fornecedores locais; empresas “Made in Macau”; e jovens empresários de Macau.
Em 2023, a Sands China criou o Centro de Incubação da Sands Resorts sob a alçada do programa F.I.T., dedicado a descobrir e apoiar empresas locais inovadoras com potencial de desenvolvimento. O Programa de Recrutamento de Empreendedores para a Rua das Estalagens é uma extensão desses dois programas de sucesso.
O Programa de Recrutamento de Empreendedores para a Rua das Estalagens faz parte dos esforços de revitalização da Sands China em cooperação com o Governo da RAEM, que incluem o plano de revitalização e otimização das áreas em redor da Fábrica de Fogos de Artifício Iec Long, das Casas da Taipa, do Pátio da Eterna Felicidade, da Rua das Estalagens e da Praça do Centro Cultural de Macau.