A única companhia aérea com ligação direta entre os dois países operava duas ligações semanais, a vai duplicar o número de voos que terão lugar às terças, quintas, sábados e domingos.
Estabelecida em 2010, a Beijing Capital Airlines é uma companhia aérea chinesa low-cost com sede no Aeroporto Internacional Daxing de Pequim, e uma subsidiária da Hainan Airlines, parte do grupo chinês HNA, uma das maiores companhias aéreas do país.
Numa entrevista anterior com o PLATAFORMA, diretora-geral da companhia em Portugal, Coral Chen, apontou que a Bejing Capital Airlines iria “avaliar a possibilidade de aumentar a frequência” da ligação Lisboa-Hangzhou e analisar a retoma das anteriores rotas com Pequim e Xi’an.
A Beijing Capital Airlines inaugurou a sua primeira ligação aérea direta entre a China e Portugal em julho de 2017, um voo com uma duração 13 horas entre Lisboa e Pequim, com três partidas semanais, complementada por uma ligação a Hangzhou, no leste do país.
Antes da pandemia, segundo o Turismo de Portugal, mais de 385 mil chineses visitaram Portugal em 2019, e as autoridades chinesas já revelaram intenções de duplicar o número de visitas anuais para um milhão de turistas ou mais.