Início » Índia retira por completo tropas das Maldivas devido à reaproximação com China

Índia retira por completo tropas das Maldivas devido à reaproximação com China

A Índia retirou todas as suas tropas das Maldivas, que foram substituídas por civis, após a tensão causada pela aproximação de Malé com Pequim, divulgaram hoje os dois países.

“Todas as tropas indianas abandonaram as Maldivas, posso confirmar que o último grupo partiu hoje”, revelou à agência Efe a porta-voz do gabinete presidencial das Maldivas, Heena Waleed.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Randhir Jaiswal, confirmou, durante uma conferência de imprensa, o envio de “pessoal técnico indiano competente” para operar dois helicópteros e uma aeronave Dornier, que até agora eram operados por militares.

O anúncio coincide com a visita a Nova Deli do ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas, Moosa Zameer, que se reuniu hoje com o homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, numa tentativa de reatar os laços bilaterais.

A relação entre Nova Deli e Malé passou por momentos conturbados nos últimos meses devido à eleição, em setembro passado, de Mohamed Muizzu como presidente do arquipélago, que chegou ao poder com uma campanha “anti-Índia”.

Muizzu exigiu a retirada das tropas indianas destacadas nas Maldivas, que começaram a abandonar o arquipélago em março de forma faseada, para serem substituídas por pessoal civil. O Presidente das Maldivas escolheu a China como destino da sua primeira viagem oficial, país com o qual concordou em elevar as relações bilaterais.

A tensão atingiu novos patamares em janeiro, depois de vários responsáveis das Maldivas terem ridicularizado nas redes sociais algumas fotos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que posava em algumas ilhas indianas, muito próximas do arquipélago.

Os governos das Maldivas têm alternado durante anos entre a influência chinesa e indiana, com candidatos e presidentes eleitos mais ou menos inclinados a manter relações com uma das potências rivais, que têm procurado expandir o seu poder sobre o oceano Índico.

Plataforma com Lusa

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!