Início » EUA devem parar de armar Taiwan, diz porta-voz chinês

EUA devem parar de armar Taiwan, diz porta-voz chinês

A China instou na quarta-feira que os Estados Unidos cumpram o seu compromisso de não apoiar a "independência de Taiwan" através de ações concretas e cessem todas as formas de assistência militar a Taiwan.

Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, disse em uma coletiva de imprensa que os Estados Unidos devem parar de enviar sinais errados aos separatistas em Taiwan.

Ao comentar uma recente legislação sobre assistência militar assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Chen reiterou que a questão de Taiwan é totalmente relativa a assuntos internos da China e não tolera interferência estrangeira. A China expressa forte descontentamento e firme oposição à medida dos EUA, disse o porta-voz.

Em resposta a declarações recentes de funcionários do Departamento de Estado dos EUA sobre Taiwan, Chen disse que a Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA, em inglês), adotada em 1971, resolveu de uma vez por todas a questão da representação de toda a China, incluindo Taiwan, nas Nações Unidas como uma questão política, jurídica e processual.

O lado dos EUA tem repetidamente interpretado mal e desafiado a autoridade da Resolução 2758 da UNGA, revelando seu desrespeito aos fatos históricos e legais, o que confronta a comunidade internacional e contradiz os sérios compromissos políticos assumidos pelo governo dos EUA nos três comunicados conjuntos China-EUA, disse ele.

“Instamos que os Estados Unidos cumpram seu compromisso de não apoiar a ‘independência de Taiwan’ por meio de ações concretas, respeitem o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA e parem de enviar sinais errados aos separatistas que buscam a ‘independência de Taiwan’”, disse Chen.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!