Início » Fé irracional

Fé irracional

Paulo Rego*

A visita do Papa Francisco vestiu Lisboa de branco, com narrativas de “paz” e “amor” e uma rendição do poder político e povo português a uma Igreja conservadora, machista… que entre múltiplos escândalos financeiros – e outros – tenta nas Jornadas Mundiais da Juventude gerir o demónio da pedofilia, maior chaga da modernidade institucional católica. Mas o Papa, além de ícone da fé celeste, simboliza na Terra o poder de um Estado a quem tantos outros, durante tantos séculos, prestaram – ou prestam – vassalagem. Nesse contexto, as críticas que Francisco deixa ao ocidente – materialista e belicista – merecem ser ouvidas. Mas essa narrativa já não tem eco.

O Pentágono, cúpula da Aliança Atlântica, volta a demonizar a China, que classifica como “perigo sistémico” e “desafio transcendental” à segurança americana. O que mereceu imediata reação de Xi Jinping, acusando os Estados Unidos e a Nato de serem a verdadeira ameaça à paz mundial e à proliferação nuclear. Argumento, esse, que serve ao Presidente chinês para se manter perigosamente próximo da Rússia de Putin, embora insista em “soluções para a paz” na Ucrânia.

A fé religiosa é um direito individual, como é imperativo respeitar outras convicções, incluindo as políticas, sejam elas comunistas, populistas ou democráticas. O caminho para o abismo é transformar todas e cada convicção em dogmas ditatoriais – fé irracional.

Francisco é um Papa diferente. Há que reconhecê-lo. Contudo, a sua mensagem está tão longe da prática do Vaticano que nem ele próprio acredita que tenha tempo de vida e força para mudar o mundo. Antes transmite a sensação de uma espécie de revolução silenciosa, projetando sementes que um dia germinem. Próprio de quem tem fé…

Ocidente e oriente, com Estados Unidos e China à cabeça, acantonam-se numa lógica bloqueante de dogmas umbilicais. Cada um com as suas próprias convicções e demonizando a crença alheia. Este mundo vestido de branco que nesta altura passeia por Lisboa, na verdade não existe. Nem sequer me parece hoje possível ter fé nessa irracionalidade.

*Diretor Executivo do Plataforma

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!