Início » Londres destaca ataques russos perto de territórios da NATO. “Apetite pelo risco”

Londres destaca ataques russos perto de territórios da NATO. “Apetite pelo risco”

Um relatório dos serviços de informações do Ministério da Defesa britânicos destaca o que considera ser um "apetite pelo risco" da Rússia, face aos vários ataques e manobras que tem feito perto de territórios da NATO.

Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, nas últimas semanas, a Rússia concentrou parte dos ataques contra portos ucranianos no Danúbio com recurso a aparelhos aéreos não tripulados (‘drones’) de fabrico iraniano.

“Provavelmente, desta forma, pretende obrigar a navegação internacional a deixar de comercializar através desses portos”, indica a análise dos serviços de informações britânicos, à semelhança do que já foi afirmado pelas autoridades ucranianas.

O relatório britânico tornado público pelo Ministério da Defesa refere que um dos últimos ataques contra infraestruturas portuárias ucranianas atingiu uma série de alvos situados a 200 metros da fronteira com a Roménia “sugerindo que a Rússia desenvolve um apetite pelo risco ao levar a cabo ataques perto do território da NATO”.

Desde há duas semanas, quando anunciou a saída do acordo sobre exportação de cereais, a Rússia tem atacado quase diariamente os portos ucranianos no Mar Negro.

Um dos ataques ocorreu perto da fronteira com a Roménia tendo provocado queixas das autoridades de Bucareste.

*Com Lusa

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!