Notoriedade de marca - Plataforma Media %

Notoriedade de marca

O tão esperado projeto do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas foi finalmente concluído. O hospital será operado e gerido em cooperação com o Peking Union Medical College Hospital, criando uma ponte de ligação com o sistema de saúde do Interior. Durante a última sessão de esclarecimento das Linhas de Ação Governativa, Ho Iat-seng, Chefe do Executivo, salientou que a construção do complexo irá impactar a atividade das clínicas privadas locais, alertando as mesmas para a nova realidade.  

Leia mais sobre o assunto: O plano é abrir em 2023, mas pouco se sabe sobre o novo hospital do Cotai

O Governo da RAEM tem altas expectativas para este novo hospital, afirmando que não só irá servir cerca de 680 mil residentes, como também seguirá os exemplos da Tailândia e de Singapura, tentando desenvolver um sistema de turismo médico.  

É importante continuar a procurar novas direções de desenvolvimento futuras, mas mais importante ainda é manter uma estrutura organizada com o que possuímos atualmente. O Peking Union Medical College Hospital, enquanto um dos melhores hospitais da China, representa um nível de profissionalismo altíssimo. Contudo, em Macau, a situação poderá não ser a mesma. É preciso continuar a examinar todos os detalhes da operação.  

Leia mais sobre o assunto: Governo quer desenvolver turismo de saúde a partir do novo hospital

O objetivo do projeto em Macau é aumentar a capacidade de tratamento dos Serviços de Urgência e de especialidade locais. Mas quais serão os profissionais de saúde a servir um hospital desta dimensão? Em 2020, a cidade contava com 1.789 médicos e 2.568 enfermeiros. Isto equivale a 2,6 médicos e 3,8 enfermeiros por cada 10 mil habitantes, de acordo com dados oficiais dos Serviços de Saúde de Macau. Entre estes, apenas 295 são médicos especializados. Com esta escassez de profissionais de saúde, o público quer saber como é que as vagas serão preenchidas neste novo complexo.  

Os serviços médicos locais, para além de terem longos períodos de espera, têm também de lidar com uma população envelhecida. Para tal, espera-se que o novo hospital ajude a alterar a imagem dos hospitais de Macau como “ávidos de dinheiro”, e seja capaz de dar resposta à procura local por serviços médicos especializados.  

Leia também: Humildade e cabeça erguida

A principal finalidade de um hospital público deve ser garantir os melhores tratamentos e benefícios para os seus doentes e mais debilitados. Contudo, nenhuma marca de renome conseguirá substituir um mecanismo aprimorado.  

*Jornalista do PLATAFORMA

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
OpiniãoUncategorized

Humildade e cabeça erguida

Assine nossa Newsletter