Merkel deseja sucesso a Costa e assegura apoio a Portugal - Plataforma Media

Merkel deseja sucesso a Costa e assegura apoio a Portugal

Chanceler alemã passou virtualmente o testemunho ao primeiro-ministro português numa mensagem nas redes sociais, com este a agradecer o trabalho da Alemanha e a estabelecer os objetivos para os próximos seis meses.

A chanceler alemã, Angela Merkel, desejou esta quarta-feira ao primeiro-ministro português, António Costa, “muito sucesso” na presidência do Conselho da União Europeia, assegurando que a Alemanha “fará tudo ao seu alcance” para apoiar Portugal.

Angela Merkel, na presidência do Conselho da União Europeia (UE) até 31 de dezembro, passou hoje virtualmente “o testemunho” a António Costa, cujo governo assume a presidência da UE a 01 de janeiro, através de uma mensagem vídeo divulgada nas redes sociais.

O primeiro-ministro português agradece também em resposta e fala das prioridades para os próximos seis meses de presidência portuguesa.

Num balanço da presidência alemã, Merkel afirma que “o desafio central foi sem dúvida a pandemia do coronavírus” e afirma a importância da unidade dos 27 neste desafio.

“Estou convencida de que juntos seremos mais fortes que o vírus. É o que estamos a presenciar nestes dias: em conjunto a Europa está a promover, adquirir e distribuir vacinas”, apontou, agradecendo à Comissão Europeia e assegurando que a UE está empenhada “em assegurar que as vacinas estão disponíveis em todos os países, porque a pandemia não conhece fronteiras”.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
PolíticaPortugal

Governo tem nota positiva na gestão da pandemia

Política

Acordo pós-Brexit já é oficial. UE já assinou o acordo sobre nova parceria com Reino Unido

PortugalSociedade

Portugal é o quinto país da UE com mais polícia

Assine nossa Newsletter