Início » A inovação é essencial para o desenvolvimento

A inovação é essencial para o desenvolvimento

O “Desenvolvimento Inovador” é o primeiro dos Cinco Grandes Conceitos de Desenvolvimento, a estratégia orientadora do presidente Xi Jinping para transformar a economia chinesa.

A inovação ocupa o primeiro lugar porque mostra que os líderes da China estão a reforçar o papel da reforma. A reforma exige mudança, a mudança exige fazer as coisas de forma diferente, e fazer as coisas de forma diferente exige inovação.

Encontrei os dois tipos de inovação na Corporação de Aeronaves Comerciais da China, ou COMAC, que está a desenvolver grandes aeronaves comerciais no país, começando com o C919. Construir tais aeronaves requer tecnologia, sistemas e processos sofisticados, e a inovação é essencial a todos os três.

Debati o tema da inovação, e a forma como pode ser desenvolvida, com o presidente da COMAC, Jin Zhuanglong.

“O nosso trabalho enfatiza a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento criativo”, referiu Jin. “Inovámos os nossos sistemas de gestão e governação. Temos menos de 10.000 funcionários, mas necessitamos de desenvolver duas ou mesmo três grandes aeronaves comerciais. O segredo está na inovação. Apresentámos um modelo de gestão de seis dimensões; temos de gerir o nosso planeamento, tecnologias, qualidade, aeronavegabilidade, finanças e pessoal. E temos de os coordenar a todos.”

Jin não sacrificará a qualidade. “O nosso objetivo é aumentar a percentagem de fabrico de aeronaves nacionais da China. Mas se certos componentes feitos na China não estiverem à altura dos nossos padrões, solicitamos propostas de todo o mundo para garantir a qualidade, mesmo enquanto melhoramos gradualmente os produtos localizados. Não vejo nenhum conflito entre o desenvolvimento independente e a cooperação internacional. Em vez disso, eles complementam-se. Se não nos abrirmos ao mundo, se não adotarmos alguns dos materiais e tecnologias mais avançados, então o nosso futuro será sombrio. Contudo, em geral, devemos aderir aos nossos princípios. Especificamente, a China concebe a aeronave e melhora os sistemas.”

Jin falou de “dores de crescimento dolorosas”. Disse: “Temos de estar preparados para um período de sofrimento, por isso trabalhamos passo a passo, de forma lenta e segura; não esperamos o sucesso imediato, não estamos ansiosos.”

O exemplo que oferece é o ARJ21, o jato regional da China. “Realizámos 10 anos de pesquisa para garantir a sua segurança, para melhorar a sua posição competitiva.”

A tentativa da China de construir a sua própria aeronave civil começou muito antes. Nos anos 70, quando a China era ainda muito pobre, o país concebeu e construiu três modelos Y-10 de quatro motores. Em 1980, um deles fez o seu voo inaugural, mas o programa foi interrompido.

Na propriedade da COMAC em Xangai, num enorme relvado em frente a uma aeronave Y-10 original, está uma escultura moderna com uma inscrição simples mas poderosa: “Nunca Desistas!”

É esse o espírito da inovação!

O governo chinês está determinado em promover a inovação a nível nacional, particularmente em ciência e tecnologia, mas também de forma mais ampla, pois entende que não só a indústria, mas também o novo modelo de desenvolvimento de todo o país, exigem ideias inovadoras. Parques industriais de alta tecnologia, por exemplo, oferecem serviços desde incubadoras para start-ups até cadeias de abastecimento industrial para produção eficiente. Para além disso, a coordenação regional procura integrar e modernizar as capacidades de inovação locais.

Mas cuidado, empresas de inovação! Tais negócios são mais complexos, e menos previsíveis, do que aqueles com base no fabrico de baixo custo. A inovação não pode ser comandada de forma descendente. Ela não pode ser comprada apenas com dinheiro. O que determina o sucesso de mercado muitas vezes não é óbvio, e os efeitos subtis, fora do nosso controlo, podem fazer os novos produtos vencer ou perder.

A taxa de sucesso para a inovação é, por natureza, baixa. Isto significa que uma economia com base na inovação tem de aceitar o insucesso. Se todas as ideias funcionarem, isso significa que existem muito poucas ideias. A inovação é desreguladora; ela não respeita a tradição, senioridade ou autoridade. A China está empenhada na inovação. A inovação pode mudar a China.

Robert Lawrence Kuhn

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!