Início » A razão que a razão desconhece

A razão que a razão desconhece

Paulo Rego*

Como se não bastasse o drama que assola a Ucrânia, a reação de Israel ao vil ataque do Hamas – outra não seria de esperar – relança no Médio Oriente o espetro de uma chacina que, segundo Nostradamus, conduzirá o mundo à 3ª Guerra Mundial. Disse-o há 500 anos e que seria neste preciso ano de 2023. O perigo de o conflito se arrastar é real e assustador. E é mais um daqueles que, incontornavelmente, divide Estados Unidos e o bloco sino-soviético.

Se é verdade que Israel sofre o cerco pela hostilidade árabe, desde o seu berço, Pequim tem toda a razão ao lembrar a injustiça histórica e o sofrimento do povo palestiniano. Em bom rigor, o caldo radical islâmico, inaceitável na sua versão terrorista, foi sempre alimentado por um conjunto de agressões, também elas inaceitáveis. A última das quais quando Donald Trump foi ao Muro das Lamentações reconhecer aos judaicos direitos sobre Jerusalém Oriental, solo sagrado para os islâmicos. O povo judaico merece o seu porto de abrigo, tarde encontrado após o Holocausto. Mas só mesmo a cegueira judaico-cristã explica o desrespeito anglo-saxónico por um estado palestiniano – por criar e reconhecer.

Num mundo radicalizado, estupidamente a caminho do abismo, nega-se a evidência de que há sempre mais do que uma verdade – regra geral até contraditórias. Pode; mas não pode… Há; mas não há… É verdade, mas o contrário não é mentira. Se não pomos a mão nessa consciência – rapidamente e em força – a profecia da desgraça ganha razão, por mais irracional que pareça. Washington garante a Israel apoio incondicional a uma reação bélica e sangrenta. Pequim repete o canto da paz e do desenvolvimento, mas lembra as razões que explicam a guerra. Têm ambos razão. Mas é bom que entendam o sério risco que correm de darem razão a Nostradamus.

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Tags: Paulo Rego

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!