Aumentar mão de obra no setor público quando necessário

por Gonçalo Lopes
Leong Sun Iok*

Desta vez, a taxa de participação foi alta, cerca de 83 por cento, com um grande número de candidatos a realizar o teste.

Anteriormente, o Comité Executivo do Distrito de Hengqin emitiu um aviso de recrutamento pela primeira vez, oferecendo 26 vagas para residentes permanentes de Macau, o que também atraiu mais de 1.000 candidatos.

O alto número de inscrições para empregos públicos reflete, em certa medida, o ambiente de emprego em Macau nos últimos anos.

Como há poucos bons empregos no mercado de trabalho, o serviço público tornou-se o alvo de emprego de muitos jovens e pessoas à procura de emprego.

O Governo está a recrutar e a selecionar funcionários por meio de concursos externos com o objetivo de aumentar ou complementar a mão de obra dos departamentos.

No entanto, o Governo indicou que o número de funcionários públicos em Macau será limitado a 35.000. Embora o Governo também adote flexibilidade em resposta às necessidades reais dos departamentos, basicamente estabeleceu o princípio de recrutamento de “um entra, um sai”.

Por exemplo, o Secretário dos Transportes e Obras Públicas disse anteriormente que, embora houvesse falta de mão de obra no Centro de Exame de Veículos do Governo, não poderiam ser contratados funcionários adicionais devido ao “teto” de mão de obra.

Espera-se que o Governo reveja e analise a situação de pessoal e as necessidades reais dos diversos departamentos públicos, formule princípios razoáveis de contratação de pessoal, aumente o número de funcionários onde necessário, otimize a força de trabalho do serviço público, crie oportunidades de emprego, reduza a pressão de trabalho dos servidores públicos e evite afetar os serviços públicos.

No sistema, os resultados deste exame têm validade de cinco anos. Os candidatos aprovados no exame têm permissão para fazer o exame de avaliação profissional ou vocacional realizado pelo departamento empregador dentro de cinco anos a partir da data de publicação da lista de resultados do exame, desde que atendam aos requisitos legais.

Desta vez, alguns candidatos disseram que as questões do exame estavam difíceis.

Para referência, a taxa de aprovação no “Exame de Admissão Comum 430” em 2021 foi de cerca de 38 por cento, e apenas 300 candidatos passaram com 70 pontos ou mais.

Por um lado, isso reflete que as questões do exame podem ser difíceis e, por outro lado, pode ser devido à falta de preparação dos candidatos antes do exame. Portanto, esperamos que os candidatos possam preparar-se bem antecipadamente e que a Administração possa fornecer serviços de orientação para ajudá-los a melhorar seu desempenho, se possível.

Por fim, as “Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau” deixam claro que as oportunidades de emprego para residentes de Hong Kong e Macau devem ser ampliadas, incluindo o incentivo aos residentes de Hong Kong e Macau a ocuparem cargos em empresas estatais e instituições públicas no Continente, e estudar e promover a candidatura a empregos no serviço civil no Continente.

Espera-se que, com o desenvolvimento da Zona de Cooperação de Hengqin, mais empregos possam ser criados para os residentes de Macau desenvolverem seus talentos e melhorarem o ambiente de emprego em Macau.

Federação das Associações dos Operários de Macau*

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!