Início » A onda de emigração que nos atingiu

A onda de emigração que nos atingiu

Dinis Chan*

O sistema britânico Leave Outside The Immigration Rules (LOTR), para residentes de Hong Kong, que sejam detentores do passaporte British National Overseas (BNO), chegou ao fim esta segunda-feira (dia 19).

O LOTR era um regime excecional que permitia a cidadãos de Hong Kong residir no Reino Unido durante cinco anos sem visto. Numa corrida contra o tempo, formaram-se grandes filas de residentes de Hong Kong no aeroporto internacional Chek Lap Kok, com o objetivo de viajar para o Reino Unido. Juntamente com familiares e amigos, milhares de pessoas se reuniram no aeroporto. Crianças pequenas arrastaram as malas enquanto se despediam dos que ficam. Os mais velhos não contiveram as lágrimas ao ver a sua família partir.

De acordo com os dados estatísticos, desde julho de 2020, pelo menos 110 mil residentes de Hong Kong emigraram. Os destinos mais populares são o Reino Unido, Canadá, Taiwan, Portugal e Irlanda. Na verdade, esta não é a primeira vez que uma onda de emigração atinge Hong Kong. O mesmo fenómeno já ocorreu em 1997, antes da devolução da cidade à China, e depois dos protestos em 2014.

Porém, esta nova vaga de emigração, após a implementação da “Lei de Segurança Nacional de Hong Kong”, é mais preocupante. É caracteristicamente diferente das anteriores, e afeta maioritariamente a população mais jovem e cidadãos comuns, muitos deles com alto valor profissional ou técnico. A população capaz de emigrar pertence a uma classe social alta, e possui um nível de educação e formação técnica elevado. Caso estes jovens profissionais abandonem a cidade, deixarão um vazio que levará tempo e dinheiro a ser colmatado. Os jovens emigrantes não só estão a diminuir a mão de obra qualificada na cidade, como também levam os filhos, alimentando ainda mais a tendência de envelhecimento da população de Hong Kong. Esta emigração faz com que a cidade enfrente muitas variáveis e desafios.  

*Diretor-Executivo do PLATAFORMA 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!