Início » Sinto, penso… logo existo

Sinto, penso… logo existo

Paulo Rego*

Seis anos depois, o sonho é o mesmo… e tudo é tão diferente. Olho à volta; sinto especial carinho por quem ainda cá está; penso com respeito em quem foi passando, deixando partes de si, desvendando partes de nós; tenho orgulho em ver tantos outros chegar: rostos da mudança, do crescimento, da diversidade, da geografia… do abraço ao futuro.

Muitas emoções… em espaços diferentes, no mesmo tempo; em tempos diferentes, no mesmo espaço. Devo estar mais velho. Não senti o tempo passar, mas vejo a diferença. A dimensão do projeto, a voragem das coisas, a visão… por vezes distraem-nos. Mas os aniversários são assim, emocionalmente exigentes. Uma alma sábia disse-me um dia: “As pessoas são mais importantes do que os projetos”.

Quero ser claro nesse tributo: é com elas que fazemos; é por todos vós – leitores à cabeça – que existimos.

Os nossos leitores vão vê-los chegar: novos colaboradores, cronistas, decisores à procura de comunicar a diferença, cabeças exigentes em busca de novas formas de pensar. Em Macau e Portugal equipas renovadas, completas, com conversas exigentes e complexas. No Brasil e em Angola novos parceiros, formatos disruptivos… Quiseram vir, largar aquilo a que chamam passado; entregam-se ao que fazemos; Trazem-nos apostas que assumimos, convencem-nos daquilo que já não estavam a ver onde… Se há coisa que estes últimos meses me ensinaram é tudo aquilo que está por fazer. Há uma energia própria à nossa volta: a do verbo fazer. E ela atrai.

Somos hoje 700.000 visitantes únicos por mês online. Estamos focados em merecer-vos, em dar-vos mais e melhor

Na crise crescemos. Ao dia, à hora. Integrámos equipas que estavam na Global Media, desenvolvemos novas lógicas com esse parceiro estratégico, desafiámos outros parceiros, em várias geografias; desenhámos novos formatos, secções, rubricas, serviços… os modelos comerciais vão mudar, seguem as tendências do digital.

Vem aí um novo site. Abre segunda-feira. Em bom rigor domingo, porque há sempre problemas técnicos, imprevistos que teremos de resolver. Pedimos desde já desculpa por eventuais incómodos. Para a semana tudo será como dantes, a marcar a diferença. Quando tudo estabilizar, mudamos todos os dias. É isso que hoje somos; é isso que queremos ser. Há coisas que ficam sempre. O jornalismo, com responsabilidade, e cultura de exigência; o impulso modernista, a recusa do conservadorismo, dos nacionalismos, dos preconceitos… o compromisso com Macau, a missão de criar redes, desafiar comunidades, criar pontes entre a China e a Lusofonia: a nossa identidade.

Gosto de fazer anos, de sentir, de existir. Acho que devemos fazer anos todos os dias, a todas as horas, a cada coisa que fazemos, a cada passo para onde nos empurra a consciência do tanto aquilo que estamos ainda longe de atingir. Somos hoje 700.000 visitantes únicos por mês online. Estamos focados em merecer-vos, em dar-vos mais e melhor. Queremos ser mais… Mais pessoas a fazer, mais pessoas a querer-nos. Obrigado a todos os que cá estão. E aos que estão a chegar.

*Diretor-geral do Plataforma

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!