Início » Principal partido da oposição de Taiwan ganha a presidência do parlamento

Principal partido da oposição de Taiwan ganha a presidência do parlamento

O principal partido da oposição de Taiwan, o Kuomintang (KMT), ganhou ontem a presidência do Yuan Legislativo (parlamento da ilha), o que pode complicar a legislatura do próximo líder do território, William Lai.

Na segunda volta do escrutínio, que foi decidido por maioria simples, o deputado do KMT e antigo candidato às presidenciais de 2020, Han Kuo-yu, obteve 54 votos, batendo os 51 votos obtidos por You Si-kun, do Partido Democrático Progressista (DPP), atualmente no poder e líder do parlamento desde 2020.

O terceiro partido com representação parlamentar, o Partido Popular de Taiwan (PPT), cumpriu a promessa feita no dia anterior e absteve-se de participar na segunda volta da votação, depois de o seu candidato, Huang Shan-shan, ter obtido apenas sete votos favoráveis na primeira volta.

O PPT tem oito lugares na assembleia, mas o voto de um dos seus deputados foi declarado nulo, pelo que Huang só obteve sete votos. A eleição do novo presidente do parlamento é o ato inaugural da décima primeira legislatura, que começou oficialmente hoje com os 113 deputados eleitos após as eleições legislativas de 13 de janeiro.

Han Kuo-yu, 66 anos, é uma figura bem conhecida na cena política da ilha: o KMT nomeou-o candidato a líder de Taiwan nas eleições de janeiro de 2020, nas quais ficou em segundo lugar, com 38,61 por cento dos votos, muito atrás da candidata do partido no poder, Tsai Ing-wen (57,13 por cento).

Após a sua derrota eleitoral, Han regressou à presidência da câmara de Kaohsiung, cargo que ocupava desde o final de 2018 e que terminou abruptamente em junho de 2020, depois de um referendo ter decretado a sua demissão por incumprimento das suas promessas e negligência dos seus deveres.

No passado, Han defendeu o estreitamento dos laços com a China continental, tendo mesmo apoiado o “consenso de 1992”, uma expressão que alude a um suposto acordo tácito entre Taipé e Pequim no sentido de reconhecer que “só existe uma China no mundo”, mesmo que cada uma das partes interprete o significado de China de forma diferente.

Em todo o caso, o controlo do Yuan Legislativo pela oposição será um desafio para o novo líder de Taiwan, William Lai, que ganhou com 40 por cento dos votos nas eleições presidenciais, mas cujo partido, o DPP, perdeu a maioria no Parlamento.

O Yuan Legislativo tem prerrogativas importantes, incluindo a aprovação de leis, propostas de alterações à Constituição e a capacidade de apresentar uma moção de censura ao primeiro-ministro.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!