Início » William Lai e DPP ganham eleições em Taiwan

William Lai e DPP ganham eleições em Taiwan

O candidato do Partido Democrático (DPP, na sua sigla em inglês), William Lai Ching-te ganhou as eleições de Taiwan e irá suceder a Tsai Ing-wen na liderança da Formosa.

Nelson Moura em Taipei

O candidato do DPP ganhou com um total de 5,5 milhões de votos ou 40 por cento do total, mais sete por cento para o candidato do Partido Nacionalista (KMT), Hou You-yi, que recolheu 4,5 milhões de votos.

A candidatura de Ko Wen-je do Partido Popular de Taiwan (TPP na sua sigla em inglês), focada em atrair votos de eleitores descontentes com os dois maiores partidos, recebeu quase 26 por cento do total ou 3,6 milhões de votos. O TPP parece ter roubado principalmente votos ao DPP, apesar de estar politicamente mais próximo do KMT.

Nas eleições de 2020, quando apenas candidatos do KMT e DPP foram o jogo, Tsai Ing-wen recebeu 8,1 milhões de votos., quase 3 milhões mais que Lai, enquanto no campo do Kuomintang, Hou recebeu apenas menos 1 milhão de votos que o anterior candidato, Han Kuo-yu.

Poucos meses antes da eleição, negociações de uma candidatura conjunta entre o KMT e o TPP colapsaram com estrondo, após os candidatos não terem chegado a acordo sobre que método utilizar para decidir qual dos candidatos seria o principal na corrida.

Ko, que se encontra politicamente mais próximo do KMT que do DPP, atraiu especialmente um eleitorado jovem e desgastado com a predominância que relações com a China têm no debate político da ilha e mais preocupado com questões económicas e de habitação.

É a primeira vez que um partido conquista três mandatos consecutivos desde as primeiras eleições por sufrágio direto na ilha em 1996. Após tirar a liderança da ilha ao Kuomintang em 2016, Tsai estava impedia constitucionalmente de se candidatar para um terceiro mandato, com o se vice, William Lai, a concorrer.

William Lai e a sua candidata a vice, Hsiao Bi-khim (Foto Nelson Moura)

Hou You-yi falha em devolver o histórico partido ao poder na Formosa. O partido de Chiang Kai-shek a governou a ilha desde 1949 até 2000, quando o DPP ganhou umas eleições gerais pela primeira vez.

Em comentários à imprensa depois da vitória e ao lado da sua, Lai comentou que o resultado demonstra o “quanto os taiwaneses valorizam a sua democracia” e agradeceu aos restantes candidatos por respeitarem “o espírito democrático”.

Falando ao lado da sua vice, Hsiao Bi-khim, Lai sublinhou que Taiwan não iria tomar acções provocadoras para com a República Popular da China, concluindo que “desde que a dignidade dos dois lados seja respeitada, poderá haver diálogo”.

O candidato Hou Yu-ih, do principal partido de oposição, Kuomintang (KMT) concedeu a vitória a eleição presidencial  (Photo by Sam YEH / AFP)

“Como uma das eleições mais esperadas de 2024. Com este resultado indicamos à comunidade internacional que entre democracia e autocracia e que continuamos a escolher a democracia e caminhamos lado a lado com todas as democracias do mundo. Pelas nossas ações vencemos também as influências externas que tentaram influenciar estar eleição, apenas os taiwaneses podem escolher o seu futuro,” indicou Lai.

“Terceiro, entre três candidatos recebemos o maior número, o que significa que continuaremos a caminhar o caminho trilhado pela anterior administração. Queremos agradecer a Tsai Ing-wen por estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento de Taiwan”

No entanto Lai Lai reiterou que salvaguardar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan seria uma missão importante na sua presidência, acrescentando que trabalharia para manter o “status quo”, ao mesmo tempo que se envolveria em intercâmbios e diálogos com a China em pé de igualdade.

Numa declaração após o resutaldo finald as eleições, Chen Binhua, porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, no sábado, indicou que a vitória de Lai e do DPP não represnta a vontade da maioria dos taiwaneses

“Esta eleição não pode mudar o padrão básico e o desenvolvimento das relações através do Estreito, nem pode mudar o desejo comum dos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan de se aproximarem”, indicou Chen.

Apesar da derrota na eleição principal, o KMT conseguiu retirar a maioria do DPP na legislatura da ilha, elegendo 52 deputados (Foto Nelson Moura)

Este sábado os eleitores taiwaneses também votaram para escolher os 113 deputados do parlamento da ilha, com os resultados da eleição legislativa a serem revelados mais tarde. O KMT conseguiu 52 do total, seguido do DPP com 51 e o TPP com 8, resultados que anteveem que o partido vencedor terá que negociar com as restantes forças no parlamento para avançar legislação.

“Taiwan deve criar um ambiente de colaboração e cooperação, declaro que irei estudar as políticas e propostas dos meus oponentes, desde que ajudem a desenvolver o bem-estar e a vida dos residentes de Taiwan,” comentou Lai.

O candidato do Kuomintang indicou no seu discurso a conceder a derrota que iria “respeitar a escolha final dos eleitores” e continuar a trabalhar para assegurar que a nova administração ouvia as necessidades dos eleitores do KMT

“Espero que eles não dececionem os taiwaneses. Terão que ter os taiwaneses em mente e ouvi-los. Tivemos uma corrida competitiva, mas o mais importante é que todos os partidos políticos unam os taiwaneses após as eleições, face a todos os desafios possíveis no futuro. A última coisa de que precisamos é de um Taiwan dividido”, disse Hou.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!