Início » Marcha contra islamização? Lisboa árabe foi tolerante e “liberdade de culto manteve-se” após reconquista

À TSF, o historiador Sérgio Luís de Carvalho recorda que a presença muçulmana na cidade é anterior à fundação de Portugal e que as três maiores religiões mundiais coexistiram pacificamente durante séculos em Lisboa.

Na semana para a qual estava marcada uma manifestação contra a “islamização da Europa” nas ruas de Lisboa, que, apesar de ter sido proibida, os organizadores garantem que vai acontecer, a TSF falou com o historiador Sérgio Luís de Carvalho que recorda que a presença muçulmana na capital portuguesa é anterior à fundação de Portugal.

“Entre 711 e 1147, Lisboa é uma cidade árabe. A al-Lixbûnâ dos textos árabes”, explica o historiador, garantindo que já nessa altura era “uma cidade de tolerância, ou seja, quer os cristãos que existiam na Lisboa árabe, quer os judeus viviam em liberdade religiosa, tinha o seu culto”.

Os portugueses conquistaram Lisboa em 1147 e expulsaram os árabes, mas estes não foram para muito longe: “Parte mais ou menos de Arroios até à zona do Martim Moniz, até à zona do castelo, até à encosta do castelo. Essa é a zona da Mouraria que antes não era habitada.”

Leia mais em TSF

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!