Início » Conheça os destaques desta semana do PLATAFORMA

Conheça os destaques desta semana do PLATAFORMA

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

Ainda no segredo dos bastidores de Pequim, estão já em curso alterações na estrutura e na composição do recém-criado Escritório Central de Trabalho para Hong Kong e Macau. O South China Morning Post confirma, para já, duas novas direções: Economia e Finanças, e Assuntos Sociais, numa estrutura que passa a depender diretamente do Conselho de Estado, com reporte ao Comité Central do Partido Comunista. Em entrevista ao PLATAFORMA, Ip Kuai Peng, pró-reitor na Universidade Cidade de Macau, doutorado em ciência política na Universidade de Wuhan, em Hubei, explica que as reformas no Partido e no Estado, decididas em 2023, implicam também “novas políticas”, em “vários setores” para Hong Kong e Macau. Com impacto “significativo”, em nome de “procedimentos claros” e “maior eficácia”, para assegurar “estabilidade” e “prosperidade” no “longo prazo”

Manchete: “Novo Gabinete em Pequim…novas políticas para HK e Macau”

Outros destaques nesta edição:

Paulo Rego – Escreve esta semana sobre a alteração das regras para a eleição do Chefe do Executivo, que foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa.

EditorialO Chefe patriota

Escritor, jornalista, editor, antigo secretário de Estado da Educação… Francisco José Viegas lamenta que, cinco séculos depois, Portugal mostre ainda tão pouco interesse por Macau. Convidado pela terceira vez a vir ao Rota das Letras, confessa em entrevista ao PLATAFORMA que vê com “estranheza” tão poucos portugueses a falarem chinês. Quanto a Portugal, não percebe como a RAEM serve os interesses sino-lusófonos

Destaque: “Ainda “não conhecemos a China”

O julgamento de Kong Chi, procurador adjunto do Ministério Público, por suspeita de corrupção, continua no Tribunal de Segunda Instância. O juiz presidente, Tong Hio Fong, e o juiz assistente, Chan Kuong Seng, questionaram a conduta profissional de Kong Chi, que continuou a negar as acusações

DestaqueProcurador adjunto nega acusações

Leia a edição anterior do PLATAFORMA

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!