Início » Otimizar as instalações circundantes para facilitar o desenvolvimento geral dos estaleiros de Lai Chi Vun

Otimizar as instalações circundantes para facilitar o desenvolvimento geral dos estaleiros de Lai Chi Vun

Lei Leong Wong*

O Instituto Cultural planeia instalar um mercado no espaço do Estaleiro de Lai Chi Vun de sexta-feira a domingo e durante feriados a partir do final de junho. O antigo estaleiro de Lai Chi Vun é um testemunho da história da indústria pesqueira de Macau e do seu precioso contexto histórico.

Sugere-se que, ao promover projetos especiais para atrair residentes e turistas, as autoridades também melhorem o espaço de Lai Chi Vun e as suas instalações circundantes o mais rapidamente possível, para que os residentes de Coloane e de outros distritos, bem como os turistas que visitam Macau, tenham acesso mais conveniente à área de Lai Chi Vun.

Isso irá melhorar a experiência dos visitantes e promover os recursos comunitários de Macau com valores históricos e culturais, ajudando Macau a promover a política “1+4” de desenvolvimento moderado e diversificado e a alcançar o objetivo de se tornar um centro mundial de turismo e lazer.

Cinco lotes, do X-11 ao X-15, na área do Estaleiro de Lai Chi Vun foram utilizados como a primeira etapa de revitalização como um local piloto, com espaço para exposições de construção de barcos, oficinas e elementos de lazer, como mercados de fim de semana e feriados, palcos de performances ao ar livre e refeições simples.

A Administração está a aproveitar os espaços únicos e culturalmente valiosos em várias partes de Macau para criar uma rota de exploração cultural e turística, mas um mercado especial será lançado ainda este mês.

O clima é quente e chuvoso durante a época de verão. É recomendado que, durante o evento, as autoridades disponibilizem instalações adequadas de arrefecimento no local, estejam preparadas para chuva e vento e revisem continuamente a eficácia das respostas, evitando desencorajar residentes e visitantes de visitar o mercado devido às condições climáticas e reduzindo a vontade de participação dos candidatos a estandes.

Para atrair mais residentes e turistas a participar nas atividades na área de Lai Chi Vun, além de lançar projetos relacionados, sugere-se que os recursos turísticos e culturais existentes em Coloane possam ser integrados com outros departamentos e organizações, como o “Arraial em Coloane” coorganizado pela Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico e organizações comunitárias no ano passado.

Poderá também introduzir-se visitas guiadas no local para promover a história da indústria de construção naval em Macau, para que os projetos de promoção de diferentes departamentos e organizações possam ser desenvolvidos de forma coordenada, impulsionando diferentes fontes de visitantes para participar e expandir a eficácia das atividades.

Como a área do Estaleiro de Lai Chi Vun está localizada em Coloane, a disponibilidade de instalações de transporte, como rotas de autocarros e estacionamento nas proximidades, afetará o desejo do público de visitar a área.

Do que sabemos, não há condições para fornecer espaço de estacionamento no Estaleiro de Lai Chi Vun. Ou seja, o Parque de Estacionamento Circular Luen Seng, que foi inaugurado no início deste ano, é o parque de estacionamento público mais próximo da área do Estaleiro de Lai Chi Vun, mas ainda fica a 10 a 15 minutos a pé e o ambiente para caminhar ao longo da estrada não é satisfatório.

Sugere-se que as autoridades, por um lado, melhorem as instalações de travessia de estradas ao longo da estrada o mais rapidamente possível e, por outro lado, forneçam autocarros de transporte adicionais para facilitar o acesso direto de residentes e visitantes durante o período do evento e, ao mesmo tempo, instalem sinalização clara para pedestres nas seções relevantes da estrada para reduzir a confusão para residentes e visitantes a pé.

Além disso, a área de Lai Chi Vun fica perto do Cais de Coloane. No passado, existia uma rota marítima entre o Cais de Ma Kok e o Cais de Coloane, oferecendo aos residentes e turistas uma opção de transporte aquático entre as duas áreas, mas a rota foi suspensa durante a pandemia e ainda não foi retomada.

Sugere-se que as autoridades possam coordenar com a companhia de navegação para retomar a rota, a fim de aumentar as opções de transporte para as áreas urbanas de Coloane, reduzir o tempo de viagem e aliviar a pressão no tráfego terrestre.

Aliança de Povo de Instituição de Macau*

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!