Início » Preocupação com trabalhadores da linha da frente com o calor

Preocupação com trabalhadores da linha da frente com o calor

Che Sai Wang
Che Sai Wang

A insolação é uma doença causada pelo mau funcionamento da termorregulação do organismo devido a temperaturas elevadas, resultando numa acumulação excessiva de calor no corpo, que pode levar a lesões neurológicas e até mesmo à morte. A doença ocorre geralmente no verão, em ambientes com temperaturas e humidade elevadas.

Em anos anteriores, foram confirmados vários casos de insolação em várias cidades do Continente, incluindo Jiangsu, Zhejiang e Xangai, bem como Sichuan e Chongqing, onde profissionais de saúde que trabalhavam em ambientes impermeáveis a altas temperaturas e que usavam vestuário de proteção, tendo havido vítimas mortais entre os casos confirmados de insolação.

No início do verão, a temperatura em Macau subiu para 32 graus Celsius, e o tempo tem estado extremamente quente, com a temperatura mais elevada em algumas zonas a ultrapassar mesmo os 36 graus Celsius. As altas temperaturas do verão são agressivas e intercaladas com a mudança de tempo dos furacões. As últimas previsões do modelo dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau indicam que neste verão a temperatura será normal a elevada.

Independentemente do calor, os funcionários públicos da linha da frente e as forças de segurança, tais como a Polícia de Segurança Pública, a Polícia de Trânsito, etc., estão todos fardados e a postos. Recebi muitos comentários de agentes da linha da frente que afirmam que estão a fazer o seu trabalho, mas o calor e a necessidade de usar uniformes para garantir a sua segurança e identidade tornam difícil o trabalho ao ar livre.

A temperatura e a humidade são elevadas. O calor interno e a evaporação do suor durante o serviço tornam as pessoas muito suscetíveis a insolações, cujas consequências graves, como as lesões neurológicas, são irreversíveis e devem ser levadas a sério.

Não podemos ignorar o trabalho árduo dos nossos funcionários públicos e forças de segurança que estão na linha da frente todos os anos no calor do verão. Sem o seu trabalho árduo na linha da frente, não haveria um ambiente de segurança social estável. Por conseguinte, o Governo da RAEM deve assegurar que os funcionários públicos e o pessoal das forças de segurança da linha da frente tenham descanso suficiente nos meses quentes de verão para evitar o desconforto físico causado pelo excesso de trabalho. Simultaneamente, o Governo deve também prestar atenção às suas necessidades de trabalho, nomeadamente através da criação de um sistema de turnos científico e razoável para garantir que descansem o suficiente, e providenciar suficientes fornecimentos logísticos a tempo do verão, como a instalação de equipamentos de arrefecimento (ventoinhas e refrigeradores), no ambiente exterior, e a preparação de bebidas refrescantes para o pessoal, a fim de os ajudar a reidratarem-se a tempo.

A insolação é uma doença muito perigosa que não se cura por si só. O não tratamento ou o tratamento tardio pode levar a sequelas e até à morte. Mesmo com um tratamento agressivo, pode deixar uma série de sequelas graves que podem afetar a vida quotidiana. Por conseguinte, devemos prestar mais atenção às pessoas que trabalham em climas quentes para evitar a “tragédia” das doenças provocadas pelo calor.

*Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!