Início » Preocupação com trabalhadores da linha da frente com o calor

Preocupação com trabalhadores da linha da frente com o calor

Che Sai Wang
Che Sai Wang

A insolação é uma doença causada pelo mau funcionamento da termorregulação do organismo devido a temperaturas elevadas, resultando numa acumulação excessiva de calor no corpo, que pode levar a lesões neurológicas e até mesmo à morte. A doença ocorre geralmente no verão, em ambientes com temperaturas e humidade elevadas.

Em anos anteriores, foram confirmados vários casos de insolação em várias cidades do Continente, incluindo Jiangsu, Zhejiang e Xangai, bem como Sichuan e Chongqing, onde profissionais de saúde que trabalhavam em ambientes impermeáveis a altas temperaturas e que usavam vestuário de proteção, tendo havido vítimas mortais entre os casos confirmados de insolação.

No início do verão, a temperatura em Macau subiu para 32 graus Celsius, e o tempo tem estado extremamente quente, com a temperatura mais elevada em algumas zonas a ultrapassar mesmo os 36 graus Celsius. As altas temperaturas do verão são agressivas e intercaladas com a mudança de tempo dos furacões. As últimas previsões do modelo dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau indicam que neste verão a temperatura será normal a elevada.

Independentemente do calor, os funcionários públicos da linha da frente e as forças de segurança, tais como a Polícia de Segurança Pública, a Polícia de Trânsito, etc., estão todos fardados e a postos. Recebi muitos comentários de agentes da linha da frente que afirmam que estão a fazer o seu trabalho, mas o calor e a necessidade de usar uniformes para garantir a sua segurança e identidade tornam difícil o trabalho ao ar livre.

A temperatura e a humidade são elevadas. O calor interno e a evaporação do suor durante o serviço tornam as pessoas muito suscetíveis a insolações, cujas consequências graves, como as lesões neurológicas, são irreversíveis e devem ser levadas a sério.

Não podemos ignorar o trabalho árduo dos nossos funcionários públicos e forças de segurança que estão na linha da frente todos os anos no calor do verão. Sem o seu trabalho árduo na linha da frente, não haveria um ambiente de segurança social estável. Por conseguinte, o Governo da RAEM deve assegurar que os funcionários públicos e o pessoal das forças de segurança da linha da frente tenham descanso suficiente nos meses quentes de verão para evitar o desconforto físico causado pelo excesso de trabalho. Simultaneamente, o Governo deve também prestar atenção às suas necessidades de trabalho, nomeadamente através da criação de um sistema de turnos científico e razoável para garantir que descansem o suficiente, e providenciar suficientes fornecimentos logísticos a tempo do verão, como a instalação de equipamentos de arrefecimento (ventoinhas e refrigeradores), no ambiente exterior, e a preparação de bebidas refrescantes para o pessoal, a fim de os ajudar a reidratarem-se a tempo.

A insolação é uma doença muito perigosa que não se cura por si só. O não tratamento ou o tratamento tardio pode levar a sequelas e até à morte. Mesmo com um tratamento agressivo, pode deixar uma série de sequelas graves que podem afetar a vida quotidiana. Por conseguinte, devemos prestar mais atenção às pessoas que trabalham em climas quentes para evitar a “tragédia” das doenças provocadas pelo calor.

*Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website