Início » Tecnologia para criar uma cidade sénior inteligente

Tecnologia para criar uma cidade sénior inteligente

Lo Choi InLo Choi In

Um homem na casa dos 60 foi encontrado sem vida na casa de banho de uma estação de metro em Hong Kong. Suspeita-se que o incidente tenha sido causado por incompetência dos funcionários da rede MTR, que não encontraram e não socorreram o idoso a tempo.

A empresa responsável emitiu um pedido de desculpas e prometeu instalar um sistema de vigilância com raios infravermelhos em todas as casas de banho. O Governo de Macau deve aprender com este exemplo e implementar uma série de tecnologias inteligentes em várias instalações públicas, como estações de metro, locais públicos, departamentos oficiais, centros de dia e lares, incluindo o desenvolvimento futuro de habitações para idosos.

TECNOLOGIA USADA PARA MELHORAR CUIDADOS A IDOSOS

Recentemente um ator de renome em Hong Kong, Kenneth Tsang Kong, morreu num quarto de hotel durante o seu período de isolamento, levantando mais uma vez a discussão sobre segurança de idosos em casa.

Num contexto em que 12 a cada 100 pessoas em Macau são idosos, o Governo deve instalar sistemas de vigilância em todas as instalações públicas, incluindo por exemplo sensores em casas de banho por todo o território, que notifiquem imediatamente a administração do local caso não seja registado movimento durante um longo período de tempo.

Em grandes cidades no Continente existem vários locais equipados com tecnologias de auxílio a idosos, como leitores de água inteligentes, sensores de porta, alarmes de incêndio e sistemas de infravermelhos para os idosos que vivem sozinhos, provando que seria pertinente para o Governo local implementar um sistema de vigilância e notificação em tempo real para proteger este grupo.

EXTENSÃO DO SISTEMA DE AÇÃO SOCIAL

O Governo está a preparar a construção de habitações para idosos no Lote P dos Novos Aterros da Areia Preta. De acordo com a informação disponível, 1 a cada 5 idosos acima os 65 anos sofre de quedas, sendo que 10 a 15 por cento causam lesões graves, como traumas e fraturas na cabeça. Todavia, com a instalação de sistemas inteligentes podemos ajudar a prevenir estes acidentes.

A tecnologia criada para proteção de idosos já é bastante avançada, existem operadoras locais que oferecem este tipo de equipamentos e serviços, e o Governo tem a responsabilidade de não só implementar estes sistemas em instalações públicas e habitações para idosos, como também financiar equipamentos semelhantes em centros de dia e lares. A longo prazo, será ainda possível verificar o estado de saúde dos mesmos, através de dispositivos inteligentes e dados de saúde personalizados que são analisados por plataformas de saúde específicas.

Desta forma será possível criar cuidados individualizados para cada idoso e otimizar os sistemas de saúde. Esta ajuda irá reduzir a pressão exercida sobre os seus prestadores de cuidados, o sistema de saúde e o fardo económico para a sociedade, não só protegendo a sua vida, mas também melhorando a qualidade de vida.

*Deputada da Assembleia Legislativa de Macau/Aliança de Sustento e Economia de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!