Início » O mundo que Putin pariu

O mundo que Putin pariu

Paulo RegoPaulo Rego*
Paulo Rego

A Rússia merece muito mais… mas Putin criou um Estado pária – odiado. Em menos de uma semana, a Europa forja a sua identidade na pele do inimigo comum; Biden reergue das cinzas o messianismo democrático da NATO; a China e a Índia afundam-se numa aliança oriental que fazia todo o sentido, há dias… agora insustentável e contraproducente. Uma guerra injusta, imoral e inaceitável não podia dar mais tiros no pé.

Leia mais sobre o assunto: China fala com Ucrânia e promete esforços para fim da guerra

Em meia dúzia de dias, implode a ocidente o espaço para qualquer discussão racional e intelectualmente honesta sobre os motivos históricos, económicos, diplomáticos e pragmáticos que juntam Rússia, China e Índia. Eles existem, por muito que o ocidente os negue; mas deixam de ter lugar quando a barbárie toma conta da política. A guerra – convencional, híbrida e económica -, a ameaça nuclear e a corrida armamentista, a divisão do mundo entre bons e maus… não interessam a ninguém. Mas Putin ergueu todos esses muros. 

Pequim pisa nestes dias uma racionalidade muito fina. Percebendo a encruzilhada, condena a guerra e a invasão de um Estado legítimo. Contudo, nega o isolamento da Rússia, lutando pela sobrevivência do único bloco que pode fazer frente ao predomínio de Washington e seus aliados europeus. Percebe-se… mas não se aceita. Se já era difícil, agora é impossível. Esse é o beco em que Putin encurrala a China. 

Leia também: Putin celebra relações “sem precedente” entre Rússia e China

Só resta o caminho da paz. Para salvar o seu direito à diferença, a China tenta agora um movimento inteligente… e urgente: oferece a mediação. Moscovo depende mais do que nunca de Pequim, que pode impor a razão a Putin. Calar as armas interessa a todo o mundo – incluindo à Rússia. Se Xi Jinping reerguer a paz que Putin matou, o futuro deve-lhe um lugar que, pelo contrário, ser-lhe-à ferozmente negado se ficar no lado errado da história. 

*Diretor-Geral do PLATAFORMA 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!