Início Manchete Higos passou por Macau e deixou marca, três anos depois do Hato

Higos passou por Macau e deixou marca, três anos depois do Hato

Gonçalo Lobo Pinheiro com Lusa

Sinal 10 em Macau à passagem do tufão Higos, apenas a 20 quilómetros da costa da RAEM. Depois de uma noite de muita chuva e vento, o PLATAFORMA saiu à rua durante a manhã, ainda com sinal 8, e observou alguma destruição, mas, ainda assim, nada comparado com o rasto que o Hato deixou em agosto de 2017

Desde 2017, dois tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo. Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau deixou prejuízos económicos diretos e indiretos no valor de 1,74 mil milhões de patacas.

O Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território, onde o sinal máximo de tempestade tropical esteve içado várias horas. Ao todo, as autoridades retiraram 5.650 cidadãos das zonas baixas e 1.346 pessoas recorreram a centros de abrigo de emergência.

Um ano antes, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais), apesar de se caracterizar pela mesma intensidade do Mangkhut, causou 10 mortos, 240 feridos e prejuízos avaliados em 12,55 mil milhões de patacas.

Veja algumas das imagens de destruição provocadas pela passagem do pior tempestade do ano.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!