A EDP Renováveis estabeleceu um contrato de financiamento de 138,6 milhões de dólares com o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil (BNDES) para a construção de quatro parques eólicos no Estado do Rio Grande do Norte.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), de Portugal, a empresa informa que estabeleceu “estruturas contratuais de project finance [projeto financeiro] com o BNDES para o projeto Baixa do Feijão, que compreende quatro parques eólicos com capacidade total de 120 MW [mega watts]”.
O projeto Baixa do Feijão, atualmente em fase de construção, está localizado no Estado do Rio Grande do Norte, um dos locais mais ventosos do Brasil.
A dívida de longo prazo contratada totaliza 306 milhões de reais (cerca de 138,6 milhões de dólares), estando o encaixe da operação sujeito a condições contratuais normais neste tipo de transações, indica o comunicado.
A execução desta operação “reflete a estratégia de financiamento da EDP Renováveis, baseada na contratação de dívida de longo prazo em moeda local a preços competitivos, tendo como objetivo minimizar os riscos de refinanciamento e reduzir os riscos de variações cambiais”.
Em dezembro de 2011, no leilão de energia A-5 do Brasil, a EDP Renováveis assegurou, para os parques eólicos mencionados, Contratos de Aquisição de Energia (“CAE”) a 20 anos com início em janeiro de 2016.