Início » Macau acolhe cinco modalidades dos Jogos Nacionais da China em 2025

Macau acolhe cinco modalidades dos Jogos Nacionais da China em 2025

Macau vai acolher provas de ténis de mesa, basquetebol, voleibol e karaté nos Jogos Nacionais em 2025, que decorrem pela primeira vez fora da China continental, disse a comissão organizadora.

A comissão disse que a região semiautónoma vai receber na 15.ª edição do evento desportivo todas as provas de ténis de mesa e de basquetebol 3×3, assim como a competição sub-18 masculina de basquetebol de cinco e o torneio de voleibol feminino.

Macau vai também organizar uma competição amadora de karaté, aberta a toda a população, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira à noite.

Os Jogos Nacionais são o principal evento desportivo chinês e realizam-se a cada quatro anos. A 15.ª edição tem lugar entre 09 e 21 de novembro de 2025 e, pela primeira desde a sua criação, em 1959, vai incluir provas fora da China continental.

Além disso, o território vai ainda acolher duas provas de badminton, para pessoas com deficiência física ou auditiva e para pessoas com deficiência intelectual, no âmbito dos Jogos Olímpicos Especiais da China, que decorrem entre 08 e 15 de dezembro de 2025.

O anúncio saiu da primeira reunião da comissão organizadora dos 15.º Jogos Nacionais da China, que decorreu em Guangzhou, capital da província de Guangdong, que acolhe a prova, juntamente com os territórios semiautónomos de Hong Kong e Macau.

Estes três territórios integram a região denominada de Grande Baía. Trata-se de um projeto de Pequim que visa criar uma metrópole mundial a partir de Hong Kong, Macau e nove cidades da província de Guangdong (Guangzhou, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing), com mais de 60 milhões de habitantes.

Macau vai também organizar uma competição amadora de karaté, aberta a toda a população

Numa conferência de imprensa, o presidente do Instituto do Desporto de Macau sublinhou que mais de nove mil pessoas já se inscreveram como voluntários para apoiar as competições na cidade. Pun Weng Kun acrescentou que Macau espera usar a coorganização dos Jogos Nacionais da China para desenvolver a indústria do desporto e o turismo desportivo.

O chefe do Departamento do Desporto de Alto Rendimento da Administração Geral do Desporto da China, Zhang Xin, disse que a organização está a tentar desenhar provas de maratona e de ciclismo que liguem Guangdong, Hong Kong e Macau.

Os últimos jogos tiveram lugar na província de Shaanxi, no nordeste do país, em setembro de 2021, envolvendo mais de 12 mil atletas em 35 modalidades, e terminaram com 12 novos recordes mundiais.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!