Início » Grande Prémio: Como tudo começou

Grande Prémio: Como tudo começou

Em 1954 realizou-se a 1.ª edição com 15 entusiastas a correr numa estrada de terra batida e pista de areia. Desde então muito mudou. Conheça a história.

Plataforma Studio

1954 – Foi o ano em que tudo começou. A ideia parte de três residentes de Macau apaixonados por automóveis – Fernando Macedo Pinto, Carlos Silva e Paulo Antas – durante um café no Hotel Riviera. Cerca de 15 entusiastas do automobilismo correram numa estrada de terra batida e uma pista de areia durante 51 voltas.

1956 – Foi construída a bancada central em betão, que englobava 10 “boxes” e uma lotação para 300 pessoas.

1960 – Pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau fez parte do calendário internacional de provas automobilísticas na qualidade de “corrida nacional com participação estrangeira”, sendo, também pela primeira vez, realizado de acordo com os regulamentos da FIA relativos a automóveis de desporto e grande turismo.

1966 – A fama do Grande Prémio de Macau já tinha chegado à Europa e, pela primeira vez, um piloto “importado”, o italiano Mauro Bianchi, venceu a prova.

1967 – Fez-se a primeira edição de Motas, que coincidiu também com o primeiro acidente mortal.

1978 – Celebravam-se 25 anos da prova. Bob Harper com a ajuda de Teddy Yip, organizou a Corrida dos Gigantes. Uma corrida especial repleta de grandes nomes ligados ao desporto automóvel.

1980 – O Grande Prémio é denominado como o primeiro Campeonato de Fórmula Pacífico.

Em 2003 realizou-se o 50° Grande Prémio de Macau

2003 – O Festival do Jubileu foi a maior celebração na história da cidade. O Grande Prémio decorreu ao longo de dois fins-de-semana, com uma adesão esmagadora de concorrentes do mundo inteiro.

2005 – A 52º edição foi um marco na história deste evento ao incluir a última e decisiva ronda de um campeonato mundial – o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA.

2020 – Marca o primeiro ano de provas durante a pandemia de Covid-19. Apesar das restrições, a Comissão Organizadora procedeu à realização do Grande Prémio, e continuou a fazê-lo em 2021 e 2022.

2023 – Este ano celebra-se os 70.º anos da prova e o regresso da F3, que não foi possível realizar durante a pandemia.

Saiba datas, programa, atividades relacionadas e tudo o que precisa para desfrutar do Grande Prémio de Macau no seu máximo. Tudo à distância de um click

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!