Início » “Na Ucrânia, a China é um livro em aberto”

“Na Ucrânia, a China é um livro em aberto”

Com pormenores que são sua marca, o analista de relações internacionais e comentador televisivo decidiu juntar numa só obra um balanço sobre a invasão russa à Ucrânia, cenários futuros, e ainda uma reflexão em forma de alerta sobre o estado da defesa nacional.

Presença habitual nos lares dos portugueses há décadas através dos comentários televisivos, Nuno Rogeiro, de 65 anos, mantém na SIC Notícias o programa Leste-Oeste e, mais recentemente, Guerra Fria, com José Milhazes, além do espaço de opinião na Sábado. Ao que se juntam os livros: com A Verdadeira Guerra de fresco nos escaparates, informa que se seguirá uma segunda parte, sobre o fim da guerra e o making of desta, enquanto ultima um projeto que lhe leva 15 anos, Introdução à História das Ideias Políticas, obra planeada para 10 volumes.

Ponto prévio: A Verdadeira Guerra do título refere-se à Ucrânia ou também é uma menção à necessidade de Portugal se dotar de meios de defesa?

Não, estamos a falar propriamente da guerra. Todos os conflitos que tivemos até agora são, digamos assim, dilacerações de um outro tipo. Ou são conflitos localizados, ou são guerras civis, ou são aquilo a que se chama de guerras de baixa intensidade, ou são as guerras de estratégia indireta, ou as guerras atípicas. Esta é uma verdadeira guerra no sentido daquilo que aprendemos nos livros, aquilo a que se chamava a polemologia, a teoria do conflito, as guerras clássicas, entre exércitos nacionais organizados, com todo os meios de destruição possíveis e imaginários, com a introdução praticamente mensal de novas tecnologias, com a construção de dois tipos de conflito: ideológico e territorial. E depois uma verdadeira guerra no sentido em que há dois blocos internacionais, o de aliados da Ucrânia, e o minibloco que neste momento é constituído por um estado suserano e um estado vassalo, a Bielorrússia, e vamos ver, a Coreia do Norte, que é um problema em evolução.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!