Início » Precauções durante altas temperaturas para evitar insolações

Precauções durante altas temperaturas para evitar insolações

Che Sai WangChe Sai Wang*

Uma insolação é uma condição constituída por distúrbios na função reguladora da temperatura do corpo humano devido a altas temperaturas, resultando numa acumulação excessiva de calor. A doença pode causar danos neurológicos e até mesmo a morte, tendo maior incidência durante os meses de verão com altas temperaturas e clima húmido.

Têm sido reportados uma série de casos de insolações em regiões da China continental como Jiangsu, Zhejiang e Xangai. Entre estes vários casos confirmados existem funcionários do setor da saúde, que trabalham com fatos de proteção em altas temperaturas, alguns acabando mesmo em fatalidades.

A 18 de junho o número de casos de Covid-19 confirmados aumentou rapidamente após um surto local. Seguindo a política de “infeção zero”, o governo da RAEM destacou uma série de trabalhadores para organizar mais de 10 fases de testagem universal. Além da ajuda de voluntários, vários trabalhadores da função pública e funcionários do sistema de saúde abandonaram os seus locais de trabalho para ocupar a linha da frente do combate epidémico, vestiram fatos de proteção impermeáveis e trabalharam longas horas sem qualquer descanso ou pausas. Também as forças de segurança viram o seu horário de trabalho semanal passar das 44 para as 60 horas.

Os trabalhadores na linha da frente são os que sofrem maior risco de “insolação”. Enquanto estes trabalhadores no exterior sofrem queimaduras com altas temperaturas, a dissipação de calor interno e a evaporação do seu suor criam um ambiente de alta temperatura e nível humidade perfeito para insolações. Esta é uma condição com consequências graves, incluindo danos neurológicos e por isso deve ser levada a sério.

O governo da RAEM deve não só compensar atempadamente estes trabalhadores da função pública, setor de saúde e forças de segurança pelo seu trabalho na linha da frente, como também reconhecer a sua contribuição, para que possam no futuro voltar a servir a comunidade. As autoridades devem ainda prestar atenção às necessidades destes funcionários e ao seu ambiente de trabalho, com um sistema de turnos com bases científicas que os ajude a ter o descanso necessário. É importante garantir que os suprimentos de verão são reabastecidos de forma atempada, incluindo a instalação de ventoinhas e refrigeradores de ar em espaços exteriores, assim como bebidas refrescantes para a hidratação destes funcionários.

Por fim é essencial reiterar que as insolações não se tratam sozinhas. A falta de tratamento pode causar sequelas graves e até mesmo a morte. Mesmo com os tratamentos mais agressivos, existe sempre a possibilidade de danos graves. Devemos por isso oferecer cuidados adicionais aos que lutam contra a epidemia nestes tempos de calor para evitar tragédias.

*Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!