Início » Forças governamentais travam incursão rebelde em Meluco

Forças governamentais travam incursão rebelde em Meluco

As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique travaram, no domingo, uma incursão rebelde no distrito de Meluco, disseram hoje à Lusa fontes locais. A incursão ocorreu por volta das 20:00 (menos uma em Lisboa) e o alvo era a aldeia Iba, localizada a quase 50 quilómetros da sede distrital de Meluco.

“Os terroristas queriam atacar mais uma vez a aldeia de Iba, mas não conseguiram, graças a pronta intervenção das Forças de Defesa e segurança, que têm uma posição bem ao lado da aldeia”, disse um residente de Meluco. Nos últimos dias, a aldeia de Ibo e outras próximas, têm sido um “corredor” para os rebeldes que fogem às ofensivas das forças governamentais no norte de Cabo Delgado em direção ao sul da província, explicou à Lusa uma fonte da força local.

Leia também: Comandante-geral da polícia de Moçambique lembra incursão que marcou arranque da guerra

“A situação está minimamente controlada porque houve reforço da segurança no terreno”, observou a fonte, acrescentando que a troca de tiros entre os rebeldes e as forças governamentais no domingo não deixou vítimas mortais. A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Há cerca de 800 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Leia também: Moçambique/Ataques: Grupo decapita duas pessoas e lança ameaça

Desde julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes, mas a fuga destes tem provocado novos ataques noutros distritos usados como passagem ou refúgio.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!