Início Plataforma Grande Baía Zhuhai aposta forte no desenvolvimento urbano

Zhuhai aposta forte no desenvolvimento urbano

Carol LawCarol Law

O GOVERNO DE ZHUHAI ESTÁ A PLANEAR CANALIZAR 19,9 MIL MILHÕES DE YUAN (CERCA DE 3,14 MIL MILHÕES DE DÓLARES) EM DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO URBANA AO LONGO DESTE ANO, COM UM ORÇAMENTO 20,5 POR CENTO SUPERIOR AO DO ANO PASSADO. AS AUTORIDADES DA CIDADE PROPÕEM AINDA QUE, ATÉ 2025, HENGQIN SEJA UM CENTRO EXPERIMENTAL DE POLÍTICAS PAR A A INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MACAU E GUANGDONG, COMO CUIDADOS DE SAÚDE, TURISMO CULTURAL E TRANSPORTES

De acordo com o município de Zhuhai, o orçamento de projetos urbanos para 2022 irá rondar os 19,913 mil milhões de yuan. Entre estes, 83 projetos de restauro irão receber 14,792 mil milhões, um aumento de sete por cento comparativamente com o plano inicial de 2021. Há também outros 18 novos projetos, com um investimento de 3,485 mil milhões, o que representa um crescimento de 136,6 por cento.

Leia também: Macau e Zhuhai querem centro sinolusófono em Hengqin

CRIAR PONTOS DE LIGAÇÃO

Zhuhai irá focar-se na construção da rede de transportes através de um investimento de 11,25 mil milhões de yuan (56,5 por cento do seu orçamento) para desenvolver 21 projetos de infraestruturas de transportes.

O Plano de Investimento em Zhuhai para 2022 revela que serão investidos 8,92 mil milhões de yuan na “otimização das ligações de transporte entre cidades de Este a Oeste” de forma a melhorar a rede de linhas na Grande Baía. O Governo planeia continuar com planos de expansão, nomeadamente com a ligação ferroviária interurbana entre o centro e o aeroporto da cidade.

Está planeada ainda a construção da secção entre Zhuhai e Jiangmen, a linha ferroviária de alta velocidade Zhuhai-Zhaoqing e a Ponte Xianghai, entre outros, criando um sistema de transporte capaz de juntar aeroporto, metro, comboio de alta velocidade e autoestradas dentro e fora da cidade.

PROMOVER A INTEGRAÇÃO DIGITAL

O 14º Plano Quinquenal para Reforma e Construção de Administração Digital em Zhuhai propõe que até 2025 seja estabelecido um sistema de governação tecnológico com “serviços de alta qualidade, administração aperfeiçoada e um sistema de deliberação inteligente”, segundo as Notícias para a Região Especial de Zhuhai.

O documento revela que o desenvolvimento de “uma rede” entre Macau e Zhuhai é visto como algo prioritário. Daqui a três anos, perspetivam-se medidas auxiliares de mercado, a entrada em vigor de uma plataforma de serviços digitais integrados Zhuhai-Macau e a concretização da vida quotidiana e industrial através deste tipo de serviços transfronteiriços capazes de promover o desenvolvimento de Hengqin.

Leia mais sobre o assunto: Hengqin acolhe exposição automóvel coorganizada por Macau e Zhuhai

O objetivo é utilizar esta zona como um centro da região para auxílio à implementação das medidas complementares de ligação entre o comércio e serviços públicos de Zhuhai e Macau até 2025. Estes serviços administrativos serão completamente “transfronteiriços” e a sua integração (incluindo serviços de saúde, turismo cultural e transportes) irá melhorar a oferta, o bem-estar das empresas e residentes de Macau, ao mesmo tempo que promove a ligação entre as duas cidades.

As autoridades de Zhuhai pretendem canalizar 494 milhões de yuan na criação de vários sistemas digitais, incluindo uma plataforma de serviços públicos. O Governo de Zhuhai quer ainda investir num centro de inovação e integração de grandes bases de dados para administração digital, uma “Câmara Municipal Digital 5G+”, uma plataforma de supervisão de mercado inteligente, entre outros 20 projetos de serviços públicos.

MELHORAR O PARQUE INDUSTRIAL

O parque industrial da região é um dos principais projetos para este ano, com Zhuhai a planear investir três mil milhões de yuan, isto é, cerca de 15,1 por cento do orçamento. Para a construção desta infraestrutura, tem sido angariado capital financeiro e social urbano, algo que representa a segunda maior porção do orçamento total. Já a educação e cuidados de saúde representam 5,2 e 2,3 por cento do orçamento, respetivamente.

O município de Zhuhai espera promover a modernização da educação, alargar a oferta dos infantários e outros espaços públicos educativos. Foi ainda prometido a melhoria do sistema de ensino profissional, bem como um desenvolvimento equilibrado e de qualidade da educação. Na agenda para 2022 está planeada a iniciativa “Zhuhai Saudável”, que procura melhorar e expandir a cobertura dos recursos médicos para uma distribuição regional mais equilibrada.

Haverá também um foco na construção de hospitais com elevados padrões de qualidade, sendo que o quinto Hospital Afiliado da Universidade de Zhongshan irá acelerar os trabalhos preliminares necessários para a criação do Centro de Medicina Translacional e Instituto de Medicina Translacional Zhuhai- -Macau, tal como a terceira fase de construção do quinto Hospital Afiliado Zunyi.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!