Início Destaques Hengqin acolhe exposição automóvel coorganizada por Macau e Zhuhai

Hengqin acolhe exposição automóvel coorganizada por Macau e Zhuhai

Macau e Zhuhai prepararam-se para promover, já em setembro, a primeira exposição conjunta dedicada ao automóvel. Ambas as cidades esperam que a criação deste evento contribua para promover o desenvolvimento económico e a cooperação entre Guangdong, Hong Kong e Macau, no âmbito do projeto da Área da Grande Baía.

A Expo Auto Internacional Zhuhai-Macau irá vai decorrer entre 3 e 6 de setembro no Centro Internacional de Exposições e Convenções de Zhuhai, em Hengqin, município adjacente a Macau. As duas empresas responsáveis pela organização deste evento – Nam Kwong, de Macau, e Grupo Huafa, de Zhuhai – promoveram recentemente uma conferência de imprensa para partilhar detalhes sobre este evento. 

A exposição contará com um espaço total de 20 mil metros quadrados e com diferentes áreas de exibição destinadas a veículos de passageiros, carros modificados, carros de época e até caravanas. Tirando partido da indústria de veículos movidos a energias alternativas de Zhuhai, existirá ainda uma área especial de exposição destinada a esta nova indústria nas regiões de Zhuhai e da Área da Grande Baía. 

De acordo com informações recolhidas pelo PLATAFORMA, apesar do impacto da atual pandemia de Covid-19, os trabalhos de preparação para a exposição estão a decorrer de forma considerada normal pelos organizadores. 

Com a experiência recolhida ao longo dos anos em operações realizadas em Macau e Zhuhai, a organização adiantou que foi já possível contactar com várias grandes marcas de automóvel, as quais manifestaram interesse em vir a participar na exibição. Entre essas, estão marcas de luxo como a Porsche, Lexus, BMW e a Mercedes Benz, ou as nacionais como a Great Wall e a Lynk & Co. 

“Esta é a primeira exposição automóvel que organizamos em conjunto com Macau. Podemos dizer que este será o primeiro evento automóvel de incentivo ao consumo após a epidemia”, disse ao PLATAFORMA um representante do Grupo Huafa.

E prosseguiu: “Já desenvolvemos e cooperámos em diferentes iniciativas com Macau no passado. Organizámos grupos de discussão e chegámos à conclusão de que um evento ligado ao setor automóvel era compatível com ambas as regiões. Tanto Hengqin como Macau usufruem de medidas favoráveis para esta indústria e, por isso, considerámos que havia margem e necessidade de criar um evento na área automóvel.”

Salientou ainda que a organização possui ainda recursos financeiros que vão possibilitar a oferta de benefícios de crédito a residentes de Macau que queiram comprar um automóvel. 

“Esperamos que a exposição seja não só um serviço para os consumidores de Zhuhai e Macau, como também para toda a Baía, tendo em conta que é um evento organizado por ambas as regiões. As duas empresas estão a dar o melhor na preparação do evento”, assegurou.

Cao Xuedi, do South Group Zhuhai, que vai estar presente na exposição, declarou no encontro com os jornalistas que, se por um lado o mercado automóvel registou um ligeiro declínio devido à pandemia, por outro, esta fez despertar uma preocupação geral em relação à saúde e à segurança de cada um, situação que representou uma maior procura. 

O responsável assegurou que o mercado automóvel em Zhuhai tem estado a mostrar sinais de recuperação desde o final de maio. Cao Xuedi sugeriu, por isso, que a exposição tire partido do conceito “uma exposição, dois locais”, promovendo Hengqin como ligação entre Zhuhai e Macau.

Um representante da marca BRABUS em Macau, que também vai estar na exposição, assinalou ser esta a primeira vez que participa num evento desta dimensão em Zhuhai e com automóveis de valor tão elevado, a partir de cerca de três milhões de RMB. O responsável espera que os organizadores promovam atempadamente o evento, de forma a atrair potenciais clientes ao certame.

A organização lembrou também que esta é também a primeira vez que a cidade de Zhuhai organiza um evento como este num espaço fechado, atraindo o interesse de ainda mais participantes. 

Na ocasião, o representante do Grupo Nam Kwong Macau, coorganizador do evento em Zhuhai, aproveitou para confirmar ao PLATAFORMA que a Exposição Internacional Automóvel China (Macau) ou Auto Expo Macau vai decorrer como planeado, entre 30 de outubro e 1 de novembro em Macau, do qual é uma dos organizadores.

Este é um evento organizado em Macau desde 2011, e é a exposição automóvel com maior dimensão e maior número de visitantes nas regiões de Hong Kong e Macau. O evento surge ainda no Top-10 de exposições internacionais organizadas no território. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!