Início » Moçambique e UE reúnem-se em Maputo para atrair investimento. Que projetos podem avançar a partir do fórum

Moçambique e UE reúnem-se em Maputo para atrair investimento. Que projetos podem avançar a partir do fórum

Maputo recebe o 2.º Fórum de Negócios Moçambique-União Europeia, centrado em investimento e parcerias económicas. Os primeiros projetos já foram anunciados, mas o teste estará na capacidade de transformar compromissos em resultados concretos

Lusa

A capital moçambicana, Maputo, acolhe hoje (9) o 2.º Fórum de Negócios Moçambique – União Europeia (Global Gateway), que espera resultados concretos, em que participam o Presidente moçambicano, um ministro português e um membro da Comissão Europeia.

O 2.º Fórum de Negócios Moçambique-União Europeia (UE) vai contar também com missões empresariais de vários países e instituições financeiras europeias e, segundo avançou em maio o embaixador da UE em Moçambique, Antonino Maggiore, terá como foco as parcerias económicas robustas, envolvimento do setor privado e crescimento inclusivo.

O diplomata garantiu que é de esperar um impacto real dos “investimentos europeus de qualidade para apoiar a industrialização verde em Moçambique”.

“O fórum não é, e não vai ser, um encontro para debates. Trabalhamos para garantir que seja uma plataforma para resultados, investimentos tangíveis, projetos, implementações e novas oportunidades no quadro da nossa parceria”, disse Antonino Maggiore.

Leia também: Após liquidar dívida ao FMI, Moçambique procura novo programa para corrigir desequilíbrios económicos

O embaixador referiu ainda que os previstos 178 milhões de euros para setores essenciais, incluindo energia e agronegócio, são os primeiros resultados e projetos-chave já confirmados pelas empresas europeias e moçambicanas no âmbito dos preparativos do fórum de negócios e da 5.ª Conferência Empresarial “Energias Renováveis em Moçambique (RENMOZ)”, este último evento agendado para quinta e sexta-feira.

A abertura do fórum, de dois dias, será feita hoje à tarde pelo Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, num evento que conta também com a presença do ministro Adjunto e para a Reforma do Estado no Governo português, Gonçalo Matias, e a diretora-geral adjunta para parcerias internacionais da Comissão Europeia, Myriam Ferran.

O Global Gateway é a estratégia global da UE para investir em infraestruturas sustentáveis e confiáveis que beneficiem as pessoas e o planeta, como foco no reforço de ligações inteligentes, limpas e seguras em áreas como digital, energia e transporte, além de fortalecer os sistemas de saúde, educação e pesquisa.

Daniel Chapo pediu em março, em Bruxelas, investimento da UE no setor de energia, referindo que este é o caminho para estabelecer quatro milhões de novas ligações, acelerando o acesso universal a eletricidade até 2030 em Moçambique.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website