Início » copenhagen2021 #youareincluded

copenhagen2021 #youareincluded

Fabíola CardosoFabíola Cardoso*

Decorreu de 12 a 22 de agosto, em Copenhaga, na Dinamarca e em Malmo, na Suécia, fruto de uma organização partilhada, o maior conjunto de iniciativas LGBTI+ do ano: Copenhagen 2021.

Este megaevento de escala mundial juntou o WorldPride, os EuroGames, um vasto e diversificado programa de artes e cultura, um grande Fórum de Direitos Humanos LGBTI+, a Conferência Interparlamentar Internacional e centenas de outras iniciativas.

Assim, as cidades organizadoras quiseram deixar bem claro que #YouAreIncluded, #VocêEstáIncluído, hasteando as bandeiras da diversidade sexual não só nas montras e autocarros, mas em todos os locais públicos.

Incluindo a Câmara Municipal e o Parlamento Nacional da Dinamarca. Simbólico, mas emocionante, e muito revelador do sentimento de um país que se orgulha de ser inclusivo.

Copenhaga é uma cidade linda, onde as bicicletas, a água, o verde e a simpatia das pessoas nos fazem ter vontade de ficar.

#YouAreIncluded foi o lema para Copenhagen 2021. Uma poderosa e abrangente declaração de que qualquer que seja sua sexualidade, identidade de gênero, raça, religião, aparência, posição económica, nacionalidade, estatuto de refugiado, saúde, status de HIV ou qualquer outro fator – Estás incluíd@.

Apesar de toda a informação estar disponível na APP do evento, do excelente Guia Oficial e da divulgação espalhada por todos os locais da cidade, é completamente impossível participar em todos os eventos interessantes.

Ficam algumas referências: #FluidFestival, recheado de debates e eventos artísticos sobre não binarismo || #Encontro sobre Refugiados, Fronteiras e Imigração, que juntou testemunhos, especialistas, ONG. s com trabalho específico e decisores políticos, da ONU, do Parlamento Europeu e de partidos políticos || #Eurogames, dois mil atletas em 22 modalidades diferentes, incluindo Drag Olympics, danças de salão, futebol, ténis, natação || #Dia da Inclusão no mercado de trabalho, com sindicatos, empresas, eleitos || #Festival da Juventude LGBTI + ||#eventos para e com famílias arco-íris || #concertos, ópera, festas, passeios pelos canais, filmes, exposições em museus.

Muitos destes momentos foram, devido às condicionantes Covid19, transmitidos online e estão disponíveis virtualmente na página e APP da organização. https://copenhagen2021.com/

O Fórum de Direitos Humanos, realizado dia 19 de agosto, juntou num preenchido programa, presencial e online, centenas de defensores dos direitos humanos vindos de todo o mundo.  A conferência foi aberta a ativistas de direitos humanos, autoridades eleitas, representantes de instituições e organismos internacionais, académicos, ONG,s, media , organizadores do Orgulho LGBTI + e qualquer pessoa interessada no campo dos direitos LGBTI +.

Do Paquistão ao México. Da ONU à PGA (Parlamentarians for Global Action). Do presidente da Finlândia, a Terry Reintke, Deputada do Parlamento Europeu e Co-Presidente do Intergrupo LGBTI, Helena Dalli, Comissária da UE para a Igualdade; Björn Berge, Secretário-Geral Adjunto do Conselho da Europa, Élisabeth Moreno, Ministra da Igualdade da França; a Victor Madrigal, especialista independente da ONU em SOGI… A lista de entidades e personalidades é interminável!!

Realizaram-se debates, encontros por família política, partilha de experiências e modos de organização e financiamento. Foi possível ainda conhecer melhor, no espaço de tendas no exterior algumas dos muitos grupos representados, de ONG,s, a sindicatos, empresas e instituições.

O dia 19 terminou com a atividade organizada pelo Intergrupo LGBTI do Parlamento Europeu, incluindo o grupo da Esquerda Europeia, The Left. Depois do testemunho dado pelos parlamentares da Norte Macedónia, Reino Unido é até do Parlamento Polaco, onde existem Intergrupos LGBTI, ficou a vontade de promover a criação desse Grupo Parlamentar LGBTI, com elementos de todos os partidos, também em Portugal.

A Assembleia Plenária Interparlamentar (IPA) foi o ponto de encontro de legisladores de todo o mundo. O Parlamento Dinamarquês hasteou a bandeira arco-íris e o seu presidente deu as boas vindas ao Palácio de Christiansborg na sexta-feira, 20 de agosto de 2021.

Além dos parlamentares participaram os Parceiros Executivos da IPA: o Fórum Parlamentar Europeu para os Direitos Sexuais e Reprodutivos, Parlamentares para a Ação Global, o LGBTQ Victory Institute e o Global Equality Caucus.

A mestre de cerimônias deste evento foi a primeira política austríaca abertamente lésbica, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu e a ativista LGBTQI + e feminista Ulrike Lunacek.     

Participaram mais de 209 eleit@s, de mais de 53 países e 6 continentes.  Quase 40% dos participantes vieram do Sul Global, Europa Central e Oriental, em muitos casos representando comunidades fortemente vulneráveis ​.

Foi apresentada e está aberta à subscrição, individual e coletiva, a Declaração de Øresund, um texto que assinala o compromisso dos signatários com um conjunto ambicioso de metas e avanços na área dos direitos LGBTI+. Assina em: https://copenhagen2021.com/declaration/

E no último dia do evento realizaram-se as Marcha do WorldPride em que todes pudemos participar, umas marchando e outres saudando as Marchas. Milhares de pessoas, de todas as formas e feitios, unidas na certeza de que a liberdade e a felicidade são de todas as cores do arco iris.   A luta pelos direitos humanos também é dança, canto, alegria, celebração!!!! #youareincluded #copenhagen2021 #worldpride #eurogames #humanrights #LGBTI+

*Deputada do Bloco de Esquerda

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!