Início » Brasileiro detido no aeroporto de Hong Kong com quase três quilos de cocaína

Brasileiro detido no aeroporto de Hong Kong com quase três quilos de cocaína

A polícia de Hong Kong levou hoje a tribunal um brasileiro que chegou ao aeroporto da cidade com quase três quilogramas de cocaína, no valor de quase 2 milhões de dólares de Hong Kong  

Lusa - China

Num comunicado divulgado no domingo à noite, a Alfândega de Hong Kong revelou que detetou um homem que chegou ao aeroporto da região chinesa vindo de São Paulo, no Brasil, através de Doha, no Qatar.

Os agentes encontraram a cocaína, com um valor de mercado estimado em cerca de 1,9 milhões de dólares de Hong Kong (212 mil euros), escondida num compartimento secreto criado na mala de porão do passageiro de 30 anos, disse a Alfândega.

O homem de 30 anos foi detido no sábado, apresentado hoje junto de um juiz num tribunal de West Kowloon e a polícia sublinhou que a investigação está ainda a decorrer.

A Alfândega de Hong Kong prometeu “continuar a aplicar uma abordagem de avaliação de risco e concentrar-se na seleção de passageiros de regiões de alto risco”.

O crime de tráfico de droga é punido na região chinesa com uma multa de até cinco milhões de dólares de Hong Kong (600 mil euros) e uma pena de prisão que pode ser perpétua.

Em 7 de junho, a polícia anunciou ter detido, também no aeroporto, uma passageira vinda do Brasil com 3,4 quilogramas de cocaína, escondida no interior de duas estátuas, na mala de porão.

Leia também: Policonsumo de drogas aumenta riscos e desafia resposta dos serviços de saúde. O que está a mudar no consumo de substâncias

Em dezembro, a polícia anunciou o primeiro caso de tráfico de droga no casco de um navio de longo curso, uma embarcação vinda do Brasil.

Funcionários da Alfândega de Hong Kong apreenderam cerca de 417 quilogramas de cocaína, com um valor de mercado estimado em 256 milhões de dólares de Hong Kong (28,1 milhões de euros).

“Através de uma análise de inteligência e de uma avaliação de risco”, a polícia de Hong Kong suspeitou que criminosos estariam a usar a estrutura subaquática de um navio com 333 metros de comprimento e 48 metros de largura, que partiu do Brasil, para ocultar droga. Mais tarde, após uma investigação, os agentes policiais detiveram dois homens.

Numa conferência de imprensa, o chefe do Departamento de Investigação de Drogas da Alfândega disse que a droga foi descoberta com a ajuda de robots submarinos.

Leia também: Celebridades entre os contactos de rede de tráfico exposta pela PSP. O que revelam as escutas do chamado “Uber da droga”

De acordo com a imprensa local, Lau Yuk-lung revelou que a cocaína estava escondida num compartimento localizado a uma profundidade de 11 metros abaixo do nível das águas do mar.

A Alfândega acredita que o grupo criminoso pretendia utilizar o navio como um depósito móvel de droga no mar, que poderia distribuir a cocaína por diferentes regiões.

Em 2022, a polícia de Hong Kong apreendeu 16,5 quilogramas de cocaína em contentores vindos do Brasil, com um valor de mercado de 14 milhões de dólares de Hong Kong (1,8 milhões de euros).

Funcionários da Alfândega da região encontraram a droga, escondida em dois dos 230 fardos de fibras de algodão vindos do Brasil, e, mais tarde, detiveram três suspeitos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website