Início » Covid-19: Berlim usa obscenidade para quem se recusa a usar máscara

Covid-19: Berlim usa obscenidade para quem se recusa a usar máscara

Campanha publicitária lançada na capital alemã mostra idosa a fazer o gesto com o dedo do meio. Mas nem todos acharam engraçado.

Berlim divulgou uma provocativa campanha publicitária para estimular o uso de máscaras, numa altura em que a Alemanha bate recordes no número de infetados com o novo coronavírus. Um poster, espalhado pela cidade, mostra uma idosa a usar a proteção facial ao mesmo tempo que exibe o dedo médio para aqueles que não seguem as regras de combate à pandemia de Covid-19.

Junto à imagem da idosa, pode ler-se, em tom irónico: “O dedo indicador levantado é para todos sem máscara”. Numa outra legenda lê-se também: “Nós cumprimos as regras contra o coronavírus”. A campanha foi lançada na semana passada e trata-se de um projeto conjunto do Departamento de Economia do Senado de Berlim e da empresa de marketing turístico Visit Berlin.

O anúncio, publicado inicialmente num jornal local, espalhou-se, de imediato, pelas redes sociais. Provocou elogios, mas também críticas ferozes nas redes sociais, com alguns comentários negativos. 

“É uma imagem provocadora”, admitiu Christian Taenzler, porta-voz da organização Visit Berlin. “Queríamos, efetivamente, chamar a atenção para este problema que, segundo Tänzler, segue o humor distinto de Berlim. “Os berlinenses são muito conhecidos plea sua comunicação direta”, assume.

A idosa da imagem, que pertence a um grupo de risco por causa da idade, está a mostrar o dedo do meio porque a sua saúde corre risco por causa daqueles que não seguem as regras, explica a organização. Nos últimos meses, Berlim foi palco de várias manifestações “anticoronavírus”. 

Apesar do sucesso da campanha, Marcel Luthe, um membro do Senado de Berlim, afirmou que apresentou uma reclamação formal sobre o anúncio, defendendo que incita o ódio contra todos aqueles que não podem usar máscara, como crianças pequenas e pessoas com problemas de saúde.

O editor-chefe de do jornal Tagesspiegel, Lorenz Maroldt, também apontou que a campanha é de mau gosto. “De alguma forma, a aplicação dos regulamentos anticoronavírus não funcionou em Berlim. E agora, estão a tentar insultar o público”, escreveu no Twitter.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website