Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE debatem Moçambique, Bielorrússia e Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, no Luxemburgo, em Conselho dos Negócios Estrangeiros, para debaterem, entre outros, os ataques armados no norte de Moçambique, as sanções à Bielorrússia e as relações com a Rússia.
Moçambique será tema forte de debate durante a reunião, após o anúncio, na passada sexta-feira, feito pelo embaixador da UE em Maputo, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, de que Bruxelas irá ajudar Moçambique no combate a grupos armados classificados como “terroristas” na província de Cabo Delgado, no norte do país.
Os ministros abordarão também a situação na Bielorrússia, após a decisão, a 2 de outubro, pelo Conselho Europeu, de impor sanções ao regime de Lukashenko, no poder há 26 anos, e vencedor contestado das eleições presidenciais de 09 de agosto.
Alé disso, o envenenamento do opositor russo, Alexei Navalny, e as relações da UE com Moscovo também estarão em cima da mesa.
O Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, irá também informar os ministros acerca dos desenvolvimentos recentes na região separatista do Nagorno-Karabakh, palco de um confronto entre o Azerbaijão e a Arménia, onde a UE apela a um cessar-fogo imediato.
O encontro tem início às 9h (hora local) e Portugal estará representado pelo seu chefe da diplomacia, Augusto Santos Silva.