Início » Usar IA para fiscalizar contratação pública em Macau

Usar IA para fiscalizar contratação pública em Macau

Deputado de Macau defende recurso à inteligência artificial para reforçar a fiscalização, aumentar a eficiência e reduzir riscos nos processos de contratação pública.

O deputado da Assembleia Legislativa de Macau Ho Kevin King Lun defende que a inteligência artificial seja utilizada para reforçar a fiscalização e otimizar os procedimentos de contratação pública, numa altura em que o território está a avançar com a modernização dos processos administrativos.

A proposta surge no contexto da discussão sobre a melhoria dos mecanismos de contratação pública e da utilização de ferramentas digitais pela Administração. Ho Kevin King Lun tem colocado a modernização dos procedimentos administrativos e a melhoria das condições de participação das empresas entre as questões que considera relevantes. A Assembleia Legislativa regista várias intervenções do deputado nesta área.

A utilização de sistemas de inteligência artificial poderá permitir analisar grandes volumes de informação associados aos concursos públicos, cruzando dados sobre procedimentos, propostas, adjudicações e contratos.

A tecnologia poderá, neste contexto, ser utilizada como ferramenta de apoio à fiscalização, identificando padrões ou situações que justifiquem uma análise adicional por parte das autoridades. O objetivo será tornar os processos mais eficientes e reforçar a transparência, sem substituir a decisão dos responsáveis públicos.

A discussão ocorre numa altura em que Macau está a acelerar a adoção de inteligência artificial na Administração Pública. O próprio Governo tem previsto integrar modelos de IA em plataformas administrativas para melhorar o tratamento de informação e apoiar os serviços públicos.

Leia mais: Macau aprova regras da nova contratação pública. O que muda para serviços e fornecedores a partir de setembro

A proposta de Ho Kevin King Lun enquadra-se também numa discussão mais ampla sobre a revisão dos mecanismos de contratação pública em Macau.

O deputado já defendeu anteriormente alterações aos procedimentos, nomeadamente no que diz respeito aos mecanismos de garantia exigidos às empresas, procurando equilibrar a proteção do interesse público com uma maior participação dos operadores económicos.

A utilização de ferramentas de IA poderia acrescentar uma componente de análise automática a este processo, permitindo às autoridades detetar mais rapidamente anomalias e padrões de risco.

A adoção destas tecnologias terá, contudo, de ser acompanhada por regras claras sobre proteção de dados, transparência dos algoritmos e responsabilidade pelas decisões. A própria Assembleia Legislativa tem em discussão diferentes propostas relacionadas com a regulamentação e utilização da inteligência artificial em Macau.

A proposta coloca assim a inteligência artificial no centro da modernização da contratação pública, com o objetivo de combinar maior rapidez na análise dos procedimentos com mecanismos adicionais de fiscalização e controlo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website