Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar do INEM vão voltar à greve nos dias 14 e 28 de setembro, numa nova contestação às alterações previstas para o sistema de emergência médica. A decisão foi tomada esta quinta-feira numa assembleia geral extraordinária dos trabalhadores.
O protesto é promovido pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) e surge na sequência da aprovação da nova organização do INEM. Entre as medidas contestadas está a transferência da gestão de 54 ambulâncias de emergência médica para as Unidades Locais de Saúde (ULS).
Outra das alterações previstas passa pela transformação das atuais 46 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) em viaturas ligeiras de emergência, uma mudança que os trabalhadores consideram problemática para a resposta no terreno.
Leia mais: 71 concelhos afetados? Onde a reorganização do INEM poderá ter maior impacto
O Governo tem defendido uma posição diferente. Em julho, garantiu que a reorganização do INEM não implica uma redução dos meios de emergência nem o desmantelamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.
Segundo o Ministério da Saúde, a reforma pretende aproximar os meios das populações e reforçar a capacidade operacional, procurando melhorar os tempos de resposta.
A nova lei orgânica do INEM, publicada em julho, estabelece também que a operacionalização dos meios de emergência pré-hospitalar deve ser assegurada em articulação com as ULS das respetivas áreas geográficas.