Início Angola Músicos angolanos criticam canções com conotação sexual e pedem um “travão”

Músicos angolanos criticam canções com conotação sexual e pedem um “travão”

Pedem-se posicionamentos e reflexões sobre a música angolana

Pornografia, letras de arrepiar, incredulidade. Em Angola, aumenta a preocupação em muitos setores com a multiplicação de canções com forte cariz sexual.

Alguns músicos refletem em torno do percurso criativo e evolutivo da música angolana. “O que está a acontecer aqui em Angola é uma inversão de valores. As instituições de cultura devem ser mais rigorosas na aplicação e cumprimento das leis”, afirma Bruno Netho ao portal Voa Português. O músico lírico e professor, acrescenta ainda que “em maioria estão aqueles que cantam disparates, falam de sexo e outras ofensas como se estivessem a pedir pão”, pedindo um travão naquilo que considera ser um “circo”.

Para o veterano Carlos Lamartine, com o andar da carruagem, corre-se o risco de perda de identidade cultural. “O Estado tem de agir urgentemente”.

“A nossa sociedade está doente, daí que os nossos artistas, particularmente os da nova vaga, sem pejo nem pudor, fazem leviana e frequentemente recurso a obscenidades nas letras das suas canções ou nas suas danças, quando não às duas coisas, e usam-nas em qualquer espaço”, constata também Belmiro Carlos, músico e compositor, para quem a situação aparenta começar a estar “fora de controlo”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!